DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA EM ESCOLAS TÉCNICAS: AS VISÕES DE CONTRATADOS E CONTRATANTES

Autores

  • Sandra Regina da Rocha-Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
  • Kátia Regina Bezerra Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.25

Palavras-chave:

formação de competências, pedagogia por competências, ensino técnico profissionalizante

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar como o desenvolvimento de competências técnicas nas escolas atende às necessidades e demandas do mercado de trabalho. Qualitativa em sua natureza, a metodologia consistiu em pesquisa de campo, de outubro de 2010 a junho de 2011. Por meio de entrevistas semiestruturadas, catorze profissionais de diferentes escolas técnicas localizadas no estado do Rio de Janeiro
expuseram suas percepções. Essas impressões foram essenciais para identificar as lacunas em competências demandadas pelo mercado de trabalho. Além disso, foram entrevistados: quatro líderes de equipe, profissionais formados em escolas técnicas, que relataram expectativas e dificuldades no desenvolvimento de novos profissionais (técnicos) face às exigências dos negócios no dia-a-dia e; três profissionais de recursos humanos
expostos às dificuldades em atrair e reter técnicos. Os resultados obtidos geraram uma série de proposições, sugestivas de possíveis ações para construir conhecimentos, habilidades e formação de profissionais, contribuindo, assim, para melhorar o currículo das escolas de formação técnicas no Rio de Janeiro. Em função da perspectiva fenomenográfica da pesquisa, as declarações dos depoentes foram analisadas, interpretadas e agrupadas de acordo com os seus significados. Tal procedimento tornou possível a geração de categorias e temas de acordo com dois tipos de perspectivas profissionais: a) contratados: egressos de escolas técnicas e, b) contratantes: responsáveis pela contratação ou pelo gerenciamento de profissionais egressos das escolas
técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina da Rocha-Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Departamento de Administração da PRC-Rio. Áreas de interesse em pesquisa: Conhecimento e Aprendizado Organizacional; Estruturas, processos e rotinas organizacionais

Kátia Regina Bezerra, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

Mestre em Administração pela PUC-Rio. Áreas de interesse em pesquisa: Conhecimento e Aprendizado Organizacional; Estruturas, processos e rotinas organizacionais

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Rocha-Pinto, S. R. da, & Bezerra, K. R. (2014). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA EM ESCOLAS TÉCNICAS: AS VISÕES DE CONTRATADOS E CONTRATANTES. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(2), 351–379. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.25

Edição

Seção

Artigos