A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA TEAM-BASED LEARNING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.274

Palavras-chave:

metodologias ativas, aprendizagem baseada em equipes, trabalho de conclusão de curso, ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal descrever a experiência de uso da metodologia ativa Team-Based Learning (TBL) (aprendizagem baseada em equipes) em disciplinas de apoio ao planejamento e execução de trabalhos de conclusão de curso, contendo tanto as percepções dos professores quanto a avaliação dos alunos. Para empreender essa pesquisa, utilizou-se a vertente qualitativa, por meio das técnicas de observação e de pesquisa bibliográfica, e a vertente quantitativa, de caráter conclusivo, por meio de questionário. A amostra foi de 49 alunos, sendo 27 deles pertencentes ao curso de Publicidade e Propaganda e 22 ao curso de Administração de Empresas de uma instituição de ensino superior. A análise dos dados qualitativos foi feita por meio de uma categorização simples, com categorias definidas a posteriori. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de estatística descritiva e análise de conglomerados, utilizando-se o software Minitab 17.1. Dentre os principais achados destacam-se a identificação de três perfis de alunos (designados como tradicional, colaborativo e prático); a preferência destes por uma orientação e um feedback do professor no lugar do colega; e a necessidade de fechamento da aplicação do método, realizado pelo professor. Como benefícios diretos ao aluno, estes reconheceram que a discussão no grupo permitiu ter consciência sobre o quanto realmente sabiam sobre o assunto estudado. Por fim, a maioria manifestou ter gostado da abordagem Team-Based Learning (TBL).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ani Mari Hartz, Escola Superior de Propaganda e Marketing-Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Comunicação pela UNISINOS. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, comunicação, ensino.

 

Gabriel Vianna Schlatter, Escola Superior de Propaganda e Marketing-Sul, Porto Alegre, RS

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Áreas de interesse em pesquisa: Simuladores de negócios, informática na educação e empreendedorismo.

 

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Hartz, A. M., & Schlatter, G. V. (2016). A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA TEAM-BASED LEARNING. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(1), 73–109. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.274

Edição

Seção

Artigos