UMA NOVA VISÃO DAS COMPETÊNCIAS DE GESTÃO CONSTRUÍDAS EM SIMULADORES DE NEGÓCIOS

Autores

  • Gabriel Vianna Schlatter Escola Superior de Propaganda e Marketing-Sul, Porto Alegre/RS
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.285

Palavras-chave:

simuladores de negócios, competências de gestão, ensino de administração

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com usuários de um simulador de negócios online, em um curso superior de Administração de Empresas. Pesquisas anteriores, sobre o uso de simuladores de negócios, descreveram a validade deste recurso como método de desenvolvimento de habilidades gerenciais, bem como as percepções dos alunos sobre a vivência da qual participaram.  Entretanto, há um número reduzido de pesquisas que procuraram avaliar diretamente quais competências de gestão são construídas quando do uso de simuladores.  No presente estudo, os alunos manifestaram sua percepção a respeito das competências de gestão que foram desenvolvidas por participarem da simulação. A avaliação foi estruturada de acordo com as macro-competências propostas pelo Projeto Tuning América Latina, tendo-se identificado aquelas com maior e menor desenvolvimento percebido. Constatou-se que a simulação ajudou a construir competências relacionadas ao uso de informações para suportar a tomada de decisões, à gestão dos recursos da empresa no nível operacional e a identificação e administração dos riscos do negócio.  Além disso, foi possível determinar, com base em uma análise fatorial, que a construção de várias competências ocorreu de forma simultânea, compondo conjuntos mais elaborados. Cinco conjuntos, compostos por várias competências, foram identificados e descritos como a capacidade de empreender com base em dados e fatos, de administrar processos e projetos da organização, de desenvolver seu próprio processo de planejamento, de agir prioritariamente com responsabilidade social e de trabalhar em equipe para administrar os riscos da mudança.

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Biografia do Autor

Gabriel Vianna Schlatter, Escola Superior de Propaganda e Marketing-Sul, Porto Alegre/RS

Mestre em Engenharia Eletrônica pela UNICAMP. Áreas de interesse em pesquisa: Simuladores de negócios, informática na educação e empreendedorismo.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutora em Ciência da Computação pela UFRGS. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino à distância e Informática na Educação.

Eliseo Berni Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutor em Ciência da Computação pela University of London. Áreas de interesse em pesquisa: Desenvolvimento de ambientes e objetos de aprendizagem para apoio aos processos de aprendizagem.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Schlatter, G. V., Behar, P. A., & Reategui, E. B. (2015). UMA NOVA VISÃO DAS COMPETÊNCIAS DE GESTÃO CONSTRUÍDAS EM SIMULADORES DE NEGÓCIOS. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(3), 513–536. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.285

Edição

Seção

Artigos