ENSINO E PESQUISA E NADA MAIS? UMA ANÁLISE COM BASE EM CURRÍCULOS LATTES DE PÓS-DOUTORES EGRESSOS DA CAPES

Autores

  • Pedro Marcos Roma de Castro Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, DF http://orcid.org/0000-0002-5990-1597
  • Geciane Silveira Porto Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.355

Palavras-chave:

Estágio Pós-doutoral, Capacitação Docente, Ensino, Pesquisa, Extensão Universitária

Resumo

No tripé ensino-pesquisa-extensão no processo de pós-doutorado com vista à capacitação docente, a literatura aponta um quadro de impacto razoavelmente positivo sobre as atividades de pesquisa mensuradas pela produção bibliográfica, sobretudo sobre a publicação de artigos em periódicos. No entanto as atuais atividades docentes não se restringem a produção de papers, ficando a pergunta será que a influência do estágio pós-doutoral não é mais abrangente tendo uma influência sobre atividades mais amplas da pós-graduação? Na busca de almejar uma possível resposta para essa questão emblemática, o estudo trabalhou em uma amostra de 978 pesquisadores que possuíam estágio pós-doutoral realizado no exterior, analisando egressos do programa na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, verificando a sua produção técnica e de extensão universitária em um cenário ex ante e ex post ao contexto pós-doutoral. Sob a ótica da produção de uma forma mais ampla, os dados apontam para um cenário drástico de impacto nulo para praticamente 11% da amostra, além disso, registra um impacto leve ou baixo de uma forma geral, mas os dados apontam para exceções que merecem ser consideradas, na busca de se fomentar um cenário mais amplo que vá além das atividades de pesquisa e que considerem o sistema de pós-graduação de uma forma mais sistêmica e integrada a tríade ensino-pesquisa-extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Marcos Roma de Castro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, DF

Doutor em Administração pela USP. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração, Treinamento e Desenvolvimento, Educação Corporativa e Pós-graduação brasileira.

Geciane Silveira Porto, Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP

Livre Docente em Administração pela USP. Áreas de interesse em pesquisa: Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão Tecnológica, Gestão Universitária, Educação a Distância, Ensino e Pesquisa em Administração.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Castro, P. M. R. de, & Porto, G. S. (2016). ENSINO E PESQUISA E NADA MAIS? UMA ANÁLISE COM BASE EM CURRÍCULOS LATTES DE PÓS-DOUTORES EGRESSOS DA CAPES. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(1), 111–146. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.355

Edição

Seção

Artigos