A COAUTORIA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ADMINISTRAÇÃO: PERSPECTIVAS DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.381Palavras-chave:
coautoria, publicação, pesquisa colaborativa, publicar em AdministraçãoResumo
Em resposta às pressões institucionais para publicar mais artigos e artigos com impacto, os pesquisadores procuram aumentar a sua produtividade estabelecendo relações de coautoria que acelerem o processo desde a fase inicial de formulação da questão de pesquisa até à publicação em periódico. Entender os motivos, benefícios e dificuldades nas coautorias, em especial usando as experiências de pesquisadores com alta reputação pode ajudar a melhorar a eficácia e qualidade dos esforços de pesquisa. Neste estudo foram analisadas as respostas a seis questões enviadas por e-mail a treze pesquisadores internacionais com alto número de publicações de impacto. Em essência, buscou-se entender aspectos como: a origem das relações de coautoria, a importância de ter coautores, as dificuldades e métodos na organização do trabalho em coautoria, e em que consiste uma contribuição que justifica a coautoria num artigo científico. Os resultados mostram que: (1) os pesquisadores internacionais avaliam positivamente as suas coautorias, (2) muitas coautorias emergem de relações de orientação anteriores ou por afinidade pessoal, mais que por ligação à mesma instituição, (3) a ordem da coautoria é gerida ou definida a priori e de forma ativa, (4) os benefícios relevam-se na especialização e complementaridade de competências, (5) a coautoria é atribuída em função da contribuição, ainda que existam múltiplas facetas que essa pode assumir, e (6) a pressão para publicar e a crescente dificuldade de publicar, em periódicos de topo está na gênese das colaborações. As análises apontam pistas importantes para os jovens pesquisadores brasileiros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.