A REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: CONSIDERAÇÕES COM BASE NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.382Palavras-chave:
Revisão por Pares, Hermenêutica Filosófica, Gadamer, Postura HermenêuticaResumo
A avaliação de artigos científicos, embora esteja no coração de toda a ciência, é um processo que está sujeito a imprecisões. O objetivo deste trabalho é contribuir para o aprimoramento dessa tarefa, por meio do referencial teórico da Hermenêutica Filosófica. A pesquisa analisou duas revistas da área de Administração, uma brasileira e outra colombiana, tendo como objetos de análise (i) os formulários de avaliação de artigos das revistas e (ii) pareceres de avaliadores acerca de uma amostra de artigos. A técnica de coleta de dados utilizada foi a pesquisa documental e como procedimento metodológico, a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram duas revistas com concepções e políticas de avaliação distintas. Dentre as conclusões, destacam-se (i) que a maior contribuição do revisor se dá no âmbito das recomendações que ele faz ao artigo, (ii) que não há possibilidade de convergência entre revisores de um mesmo artigo, (iii) que a identificação da relevância do artigo depende da formação em sentido amplo do revisor, e (iv) que programas de treinamento de revisores garantem apenas convergência no que diz respeito à avaliação formal do artigo. Acredita-se que com a adoção de uma Postura Hermenêutica, procedimento identificado e assumido durante a pesquisa, a tarefa do avaliador pode ganhar em competência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.