A REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: CONSIDERAÇÕES COM BASE NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA

Douglas Cabral Dantas, Roberto Patrus

Resumo


A avaliação de artigos científicos, embora esteja no coração de toda a ciência, é um processo que está sujeito a imprecisões. O objetivo deste trabalho é contribuir para o aprimoramento dessa tarefa, por meio do referencial teórico da Hermenêutica Filosófica. A pesquisa analisou duas revistas da área de Administração, uma brasileira e outra colombiana, tendo como objetos de análise (i) os formulários de avaliação de artigos das revistas e (ii) pareceres de avaliadores acerca de uma amostra de artigos. A técnica de coleta de dados utilizada foi a pesquisa documental e como procedimento metodológico, a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram duas revistas com concepções e políticas de avaliação distintas. Dentre as conclusões, destacam-se (i) que a maior contribuição do revisor se dá no âmbito das recomendações que ele faz ao artigo, (ii) que não há possibilidade de convergência entre revisores de um mesmo artigo, (iii) que a identificação da relevância do artigo depende da formação em sentido amplo do revisor, e (iv) que programas de treinamento de revisores garantem apenas convergência no que diz respeito à avaliação formal do artigo. Acredita-se que com a adoção de uma Postura Hermenêutica, procedimento identificado e assumido durante a pesquisa, a tarefa do avaliador pode ganhar em competência.

Palavras-chave


Revisão por Pares; Hermenêutica Filosófica; Gadamer; Postura Hermenêutica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.382

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2015 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia