PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: ANÁLISE DOS ARTIGOS APROVADOS NOS EVENTOS DA ANPAD ENTRE 2001 E 2012
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.383Palavras-chave:
Empreendedorismo, Bibliometria, Produção Acadêmica, Eventos da ANPADResumo
Trata-se de um artigo que busca analisar a produção acadêmica brasileira com a temática do empreendedorismo, especificamente sobre o que foi produzido no âmbito dos encontros promovidos pela ANPAD: EMA, EnEO, Simpósio, EnEPQ, 3Es, EnGPR, EnAPG e EnANPAD entre 2001 e 2012. Os principais pesquisadores brasileiros sobre o empreendedorismo lançam, nestes eventos, os seus questionamentos e as suas pautas de interesses, constituindo-se, portanto, num espaço privilegiado para compreender-se o estado da arte nesta temática, assim como tendências relevantes. Adotou-se a pesquisa exploratória, de cunho misto, qualitativo quanto à parte bibliográfica e análise de conteúdo e quantitativo na parte correspondente à estatística descritiva. Foi analisado um total de 150 artigos que continham no título a expressão “empreendedorismo”, localizados pelo sistema de busca eletrônico da ANPAD. Após a análise das 5.251 referências utilizadas nos artigos verificou-se que 22 autores foram os mais utilizados; selecionaram-se as 23 referências mais citadas. Quanto à metodologia de pesquisa verificou-se a predominância do uso da metodologia qualitativa (58,7% do total). Os artigos focalizaram dez temáticas principais, sendo as três mais frequentes: (i) Criação de Novos Negócios; (ii) Ensino e Aprendizagem; (iii) Intra-empreendedorismo. Entende-se que os resultados possibilitam reflexões acerca do futuro da temática do empreendedorismo no país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.