INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: VISÃO DE ESPECIALISTAS E COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.384Palavras-chave:
Ensino em Administração, interdisciplinaridade, escolas de negócios, método DelphiResumo
Cursos de graduação em administração estão inseridos em contextos turbulentos e apresentam dificuldades em gerir recursos e competências de diferentes naturezas. Uma das questões mais enfáticas é a capacidade de aperfeiçoar a formação do estudante para os desafios da profissão de gestão. Sintomas como dissociação entre teoria e prática, falta de sequência lógica de conteúdo, excesso de aulas expositivas e incapacidade para desenvolver no aluno as habilidades demandadas pelo mercado são sempre lembrados nas críticas ao trabalho realizado por eles. Por sua vez, a interdisciplinaridade, tratada como promoção controlada de relações entre diferentes conteúdos disciplinar, hoje considerada mais processo que produto (fazenda, 1991; 2006), visa desenvolver o pensamento complexo capaz de entender a realidade sistêmica, relacionando elementos presentes em diferentes áreas. Por meio das práticas interdisciplinares, o ensino em Administração poderia superar os problemas de formação apresentados, ou ao menos, reduzi-los. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar a visão de especialistas, membros de grupos de pesquisa em interdisciplinaridade, e coordenadores de cursos de administração por meio de entrevistas pessoais e método Delphi com formulário preenchido online. Como resultados, foi possível afirmar que os especialistas não distinguem a interdisciplinaridade aplicada em diferentes contextos da aplicada no ensino em administração; e que, os coordenadores de cursos apoiam a ideia, mas têm dificuldades estruturais e organizacionais de realiza-las. Por fim, o ensino em administração na visão de ambos carece de maior interdisciplinaridade, mas para que isso mude seria necessária uma reforma na estrutura das matrizes curriculares dos cursos, como também empreendimento dos professores com maior foco à graduação em detrimento da pós-graduação além de uma inflexão dos métodos didáticos utilizados em sala de aula, tornando-os mais centrados no aluno do que intensos na figura do professor, eliminando o excesso de aulas expositivas. Iniciativas que proporcionem o pensamento sistêmico sejam na extensão ou em casos de estudo podem fortalecer a interdisciplinaridade no ensino em administração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.