MAPAS CONCEITUAIS: PROPOSTAS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Autores

  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.385

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Mapas Mentais, Modelos de Avaliação

Resumo

Os mapas conceituais são ferramentas gráficas para a organização e representação do conhecimento. Os mapas conceituais surgem com a proposta de aprendizagem e não ensinamento, o que rompe com a estrutura conservadora aplicada no ensino no país. O objeto de estudo é o mapa conceitual, e o objetivo é o de apresentar sete modelos de avaliação de mapas conceituais com vistas a disponibilizar mecanismos e/ou constructos de avaliação aos professores. Este ensaio, meramente teórico, tem três seções: (a) aprendizagem significativa e sua contribuição para o mapa conceitual; (b) analogia entre mapa mental e conceitual; e (c) modelos de avaliação de mapas conceituais. O presente ensaio não se propõe a debater e discutir quais dos modelos apresentados é mais ou menos adequados para a avaliação de mapas conceituais, deixando que os leitores do artigo tenham suas próprias avaliações, uma vez que não foi conduzida uma pesquisa empírica para testá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, SP

Doutor em Ciências Sociais | Saúde Coletiva pela PUC-SP | UNIFESP. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, Administração Pública, Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos e Educação.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Silva, E. C. da. (2015). MAPAS CONCEITUAIS: PROPOSTAS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(4), 785–815. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.385

Edição

Seção

Artigos