O que Bardin diz que os autores não mostram? Estudo das produções científicas brasileiras do período de 1997 a 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.478

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Bardin, Periódicos brasileiros, Bibliometria

Resumo

Este estudo apresenta a análise de artigos publicados em periódicos brasileiros, no período de 1997 a 2015, que utilizaram o método de análise de conteúdo da autora Laurence Bardin. A metodologia é exploratória, com perspectiva temporal longitudinal, tendo como forma de pesquisa a documental, abordagem quantitativa e qualitativa. Foram analisados 52 trabalhos publicados em língua portuguesa, disponíveis no portal de periódicos Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Para organização e tabulação, foram utilizados os softwares Atlas.ti e Microsoft Office Excel, analisados pelo método da bibliometria, quantificando, descrevendo e prognosticando o processo de comunicação escrita de acordo com a Lei de Bradford, Lei de Lotka e Leis de Zipf (GUEDES, 2012). Além disso, os trabalhos foram explorados qualitativamente de acordo com a aplicação do método e classificados como parciais, mínimos ou totais. Os resultados demonstraram que houve uma melhora nos artigos publicados nos últimos anos, sob a ótica da aplicação e descrição, considerando as três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Alguns estudos utilizam a análise de conteúdo desprezando etapas principais, outros, apenas, citam o método na metodologia, mas não a aplicam na prática. As análises indicaram que 75% (39 de 52) dos artigos não deixam claras as etapas definidas por Bardin, além disso, 46% (24) dos trabalhos utilizaram um método analítico auxiliar em conjunto com a análise de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Jose Seramim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Mestre em Administração pela UNIOESTE.

Áreas de interesse em pesquisa: Administração, Sustentabilidade e competitividade.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutora em Administração pela PUC/PR.

Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração e contabilidade, métodos qualitativos de pesquisa, e Estratégia.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

Seramim, R. J., & Walter, S. A. (2017). O que Bardin diz que os autores não mostram? Estudo das produções científicas brasileiras do período de 1997 a 2015. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(2), 271–299. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.478

Edição

Seção

Artigos