Poder e conflito nas organizações: o caso de uma empresa familiar do setor de construção civil
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.490Palavras-chave:
Poder, Conflito, Relações, Empresa familiarResumo
Este caso de ensino relata a história de uma empresa familiar do ramo de construção civil que atua no comércio de materiais de construção, o foco está nas relações de poder e conflito existentes nesta organização. Ao longo do caso, são apresentados os dilemas presentes na Construção & Companhia que ocorrem entre o pai e seus filhos e também entre os próprios irmãos relacionados ao departamento que dirigem. O fundador e atual dono da empresa considera que, no momento, não são necessárias mudanças na organização. No entanto seus três filhos consideram importantes certas adaptações ao atual contexto e, consequentemente, surgem conflitos internos. Mas nenhuma ação pode ser realizada sem a aprovação do patriarca da família, que possui maior poder e é o responsável pelo processo de tomada de decisões. Este caso visa relatar os problemas dessa organização e estimular os discentes a pensarem e proporem possíveis soluções para eles. Espera-se contribuir para que os alunos compreendam as diversas relações de poder e conflito presentes nas empresas familiares, o que será feito com base na aproximação da teoria e prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.