Espaços alternativos de aprendizagem: pesquisa exploratória sobre prêmios e concursos universitários no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.493Palavras-chave:
Metodologias ativas, Aprendizagem, Prêmios e concursos universitáriosResumo
As metodologias ativas de aprendizado têm sido objeto de atenção dos pesquisadores da área de Administração no Brasil. E, com base em conversas não estruturadas com docentes de uma determinada Instituição de Ensino Superior (IES), percebeu-se que um professor se utilizava dos prêmios e concursos universitários como uma alternativa inovadora de aprendizagem aos seus alunos. Essa experiência exitosa, porém isolada, deste docente inspirou esta pesquisa exploratória. Seriam, portanto, os prêmios e os concursos universitários espaços alternativos para aprendizado dos estudantes de Administração? Qual é a literatura acadêmica nesta temática e quais são os exemplos empíricos no país? E, finalmente, será que a experiência desse docente pode ser disseminada entre seus colegas na IES? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e caracteriza-se por ser uma investigação aplicada. Além do levantamento e da sistematização das referências, utilizaram-se a observação participante e as entrevistas não estruturadas com docentes e discentes e entrevistas semiestruturadas com dirigentes da IES. Os resultados apontaram o seguinte: i) os prêmios e concursos universitários podem ser considerados atividades de aprendizagem; ii) apresentaram-se a literatura sobre prêmios, metodologias ativas, especialmente PBL e também casos concretos no país e, finalmente, iii) a pesquisa indicou que a experiência exitosa e isolada do docente pode ser disseminada, em parte, entre os docentes da IES pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.