EVASÃO E QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS: UMA ANÁLISE DA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Resumo
Recentes iniciativas do Governo Federal como o PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) têm subsidiado o ingresso de estudantes em Instituições de Ensino Superior Privadas. Esta política diminui a motivação financeira que poderia gerar evasão. Mesmo tendo sido criado em 2005, os bolsistas destes programas representam entre 7 e 8% do total de ingressantes em instituições privadas (dados divulgados em 2012 pelo INEP e PROUNI). Deste modo, tendo em grande parte sua receita advinda de alunos pagantes, as instituições privadas têm que gerenciar elementos que afetam sua viabilidade econômica tal como ocorre com a evasão. Ao ajustarem seus recursos frente à evasão poderia haver redução na qualidade do ensino ofertado. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a evasão discente e a qualidade da educação oferecida no ensino superior privado. Na hipótese baseada na Economia dos Custos de Transação (ECT) argumentou-se que instituições de ensino superior privadas poderiam reduzir sua qualidade devido à evasão como ajuste de eficiência. O indicador de qualidade IGC (Índice Geral de Cursos) utilizado pelo MEC, foi regredido em função da evasão. Os resultados suportaram a existência de uma relação linear negativa entre qualidade ofertada e evasão. Esta relação ilustra os riscos de se expandir a oferta do ensino superior com qualidade por meio do aumento indiscriminado de vagas em instituições privadas.
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