Diretrizes para Pesquisas Qualitativas em Estudos Organizacionais: Controvérsias e Possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.522

Palavras-chave:

Pesquisa, Metodologia, Metodologia Qualitativa, Diretrizes Metodológicas

Resumo

O objetivo do presente artigo foi abordar a controvérsia sobre o estabelecimento de diretrizes para a pesquisa qualitativa em estudos organizacionais e apresentar um resumo de sugestões sobre como realizar uma boa pesquisa qualitativa dadas por metodólogos em publicações internacionais de primeira linha. Para tanto, o artigo discute: diretrizes gerais à pesquisa qualitativa; como alcançar coerência e transparência em um estudo empírico qualitativo; o significado e a importância do conceito de reflexividade; e, finalmente, como estabelecer uma contribuição teórica e transferência de resultados em tal contexto. O trabalho propiciou valiosa contribuição porque tais diretrizes, conceitos e abordagens podem ser adotados por estudantes e pesquisadores ao realizarem e conduzirem uma proposta de pesquisa qualitativa, bem como por revisores de periódicos para avaliar a qualidade dos estudos empíricos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Rios Cavalcanti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP

Doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais, Filosofia e Análise Organizacional, Estudos Críticos, Metodologia Qualitativa, Novas Formas Organizacionais e Empreendedorismo Social.

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Cavalcanti, M. F. R. (2017). Diretrizes para Pesquisas Qualitativas em Estudos Organizacionais: Controvérsias e Possibilidades. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(3), 457–488. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.522