Oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas que abrangem conteúdos de Custos: uma análise com base na percepção de discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.535

Palavras-chave:

Ensino de Custos, Oportunidades de Melhoria, Atributos de Qualidade.

Resumo

Esta pesquisa verificou qual a percepção de discentes sobre as oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas de Custos, com base nos atributos de melhoria propostos por Paswan e Young (2002). Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, mediante uso da técnica de análise da entropia informacional, foi realizada por meio de um levantamento com 172 discentes das disciplinas de Custos oferecidas, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção da IES pesquisada. Os resultados encontrados evidenciaram que os atributos prioritários para a melhoria nas disciplinas de Custos, nos diferentes cursos analisados, estão relacionados com: adequação da titulação do professor que ministra a disciplina; participação dos discentes nas discussões em sala de aula; oportunidades dos alunos interagirem durante a exposição do conteúdo; conteúdo repassado pelo professor em um nível mais acelerado; leituras difíceis de serem compreendidas; e, verificação dos modos como o conteúdo é disponibilizado para os discentes. Concluiu-se que a observação dos atributos de melhoria, como propostos por Paswan e Young (2002), pode-se apresentar como um eficiente instrumento de gestão para as IES, auxiliando instituições, coordenadores de cursos e docentes na avaliação dos atributos determinantes para o ensino de disciplinas de Custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Habitzreuter Muller, Faculdade Senac, Brusque, SC

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB.

Áreas de interesse em pesquisa: Controladoria.

Herivélton Antônio Schuster, Instituto Federal do Paraná, Pato Branco, PR

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB.

Áreas de interesse em pesquisa: Qualidade da Informação Contábil.

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC

Pós Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Áreas de interesse em pesquisa: Contabilidade Comportamental, Contabilidade Gerencial, Ensino e Pesquisa.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

Muller, S. H., Schuster, H. A., & Zonatto, V. C. da S. (2017). Oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas que abrangem conteúdos de Custos: uma análise com base na percepção de discentes. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(2), 301–344. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.535

Edição

Seção

Artigos