Oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas que abrangem conteúdos de Custos: uma análise com base na percepção de discentes

Suzana Habitzreuter Muller, Herivélton Antônio Schuster, Vinícius Costa da Silva Zonatto

Resumo


Esta pesquisa verificou qual a percepção de discentes sobre as oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas de Custos, com base nos atributos de melhoria propostos por Paswan e Young (2002). Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, mediante uso da técnica de análise da entropia informacional, foi realizada por meio de um levantamento com 172 discentes das disciplinas de Custos oferecidas, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção da IES pesquisada. Os resultados encontrados evidenciaram que os atributos prioritários para a melhoria nas disciplinas de Custos, nos diferentes cursos analisados, estão relacionados com: adequação da titulação do professor que ministra a disciplina; participação dos discentes nas discussões em sala de aula; oportunidades dos alunos interagirem durante a exposição do conteúdo; conteúdo repassado pelo professor em um nível mais acelerado; leituras difíceis de serem compreendidas; e, verificação dos modos como o conteúdo é disponibilizado para os discentes. Concluiu-se que a observação dos atributos de melhoria, como propostos por Paswan e Young (2002), pode-se apresentar como um eficiente instrumento de gestão para as IES, auxiliando instituições, coordenadores de cursos e docentes na avaliação dos atributos determinantes para o ensino de disciplinas de Custos.


Palavras-chave


Ensino de Custos; Oportunidades de Melhoria; Atributos de Qualidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.535

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2017 Suzana Habitzreuter Muller, Herivélton Antônio Schuster, Vinícius Costa da Silva Zonatto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa. ISSN (Impresso): 2177-6083 | ISSN (Eletrônico): 2358-0917

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia