Avaliação da Hering S.A.
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.545Palavras-chave:
Caso de ensino, Avaliação de empresas, Fluxo de caixa descontado, HeringResumo
O caso apresenta o estudo sobre as decisões reais de investimento e de avaliação de empresa. A Hering S.A. é uma empresa de vestuário listada na BM&FBovespa. Por meio de informações públicas e artigos de jornais detalhados no texto, este caso (i) permite que os alunos analisem as decisões de investimento tomadas pelos grandes investidores que adquiriram ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo que (ii) oferece ao aluno o desafio de formular as premissas necessárias para avaliar a empresa com base em informações públicas como demonstrações contábeis, indicadores macroeconômicos e outras variáveis de mercado. O resultado obtido pelo aluno poderá ser confrontado na sala de aula para possível discussão sobre (i) as premissas utilizadas e (ii) os preços das ações calculados. Esta discussão pode explicitar os vieses decorrentes da motivação dos avaliadores na medida em que diferentes premissas podem ter sido adotadas e motivadas por diferentes interesses (comprador, vendedor, etc.).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.