Processo de ensino-aprendizagem e a interação de professores e alunos em um curso de graduação em Administração de Empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.565

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Metodologias de ensino, Moodle, Graduação em Administração

Resumo

Com o intuito de entender como acontece o processo de ensino-aprendizagem e a interação de professores e alunos em cursos de graduação em Administração de Empresas, este estudo buscou, por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, feita em uma universidade particular da cidade de São Paulo, identificar os vários aspectos da interação de professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem: o papel da discussão na construção da aprendizagem, o planejamento da disciplina e a interação do aprendizado dentro e fora da sala de aula, a participação dos professores e alunos no ambiente virtual de aprendizado, por meio do Moodle, e a avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados demonstraram que, mesmo seguindo o conteúdo programático e atendendo às exigências da instituição e do Projeto Político-Pedagógico, os professores, em geral, possuem um bom relacionamento com as turmas e mostraram-se flexíveis com as demandas dos alunos. Em todas as observações, pôde-se verificar que os docentes tentaram promover um ambiente dinâmico e incentivador ao aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Ferreira Beni, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Mestre em Administração de Empresas pela UPM.

Áreas de interesse em pesquisa: Administração de Empresas.

Felipe Rafael Breno, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Mestre em Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Áreas de interesse em pesquisa: Ensino em Administração, inovação, capacidade de absorção e domínio de aprendizagem.

Lucas Moreira Villela, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Mestre em Administração Financeira pela UPM.

Áreas de interesse em pesquisa: Econometria, Volatilidade, GARCH.

Robson Esteves, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Mestrado em andamento em Administração de Empresas pela UPM.

Áreas de interesse em pesquisa: Administração da Cadeia de Suprimentos e Logística.

Graciela Dias Coelho Jones, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Doutorado em andamento em Administração pela UPM.

Áreas de interesse em pesquisa: Controladoria e Finanças.

Denis Forte, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Doutor em Administração pela UPM.

Áreas de interesse em pesquisa: Finanças e Ensino em Administração.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

Beni, P. F., Breno, F. R., Villela, L. M., Esteves, R., Jones, G. D. C., & Forte, D. (2017). Processo de ensino-aprendizagem e a interação de professores e alunos em um curso de graduação em Administração de Empresas. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(2), 345–374. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.565

Edição

Seção

Artigos