Processo de ensino-aprendizagem e a interação de professores e alunos em um curso de graduação em Administração de Empresas

Priscila Ferreira Beni, Felipe Rafael Breno, Lucas Moreira Villela, Robson Esteves, Graciela Dias Coelho Jones, Denis Forte

Resumo


Com o intuito de entender como acontece o processo de ensino-aprendizagem e a interação de professores e alunos em cursos de graduação em Administração de Empresas, este estudo buscou, por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, feita em uma universidade particular da cidade de São Paulo, identificar os vários aspectos da interação de professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem: o papel da discussão na construção da aprendizagem, o planejamento da disciplina e a interação do aprendizado dentro e fora da sala de aula, a participação dos professores e alunos no ambiente virtual de aprendizado, por meio do Moodle, e a avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados demonstraram que, mesmo seguindo o conteúdo programático e atendendo às exigências da instituição e do Projeto Político-Pedagógico, os professores, em geral, possuem um bom relacionamento com as turmas e mostraram-se flexíveis com as demandas dos alunos. Em todas as observações, pôde-se verificar que os docentes tentaram promover um ambiente dinâmico e incentivador ao aluno.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Metodologias de ensino; Moodle; Graduação em Administração

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.565

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2017 Priscila Ferreira Beni, Felipe Rafael Breno, Lucas M. Villela, Robson Esteves, Denis Forte, Graciela Dias Coelho Jones

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa. ISSN (Impresso): 2177-6083 | ISSN (Eletrônico): 2358-0917

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia