Qualidade em Pesquisa Qualitativa Organizacional: tipos de triangulação como alternativa metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.578

Palavras-chave:

Triangulação, Pesquisa Qualitativa, Confiabilidade, Credibilidade, Confirmabilidade

Resumo

O dicotômico debate entre objetividade e subjetividade em Ciências Sociais e as diferenças entre abordagens qualitativas e quantitativas em pesquisas relacionam-se à forte demanda por validação e acreditação de estudos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir a qualidade na pesquisa qualitativa por meio de uma análise sistemática das tipologias de estratégia de triangulação, então, destacando-se as seguintes dimensões de qualidade na pesquisa: confiabilidade, credibilidade, transferibilidade e confirmabilidade. Há diversas pesquisas sobre qualidade em pesquisas qualitativas e, também, sobre triangulação, no entanto o principal diferencial deste trabalho foi a apresentação sistemática de tipologias de triangulação que permitiram aumentar a qualidade das pesquisas. O foco em "como" melhorar a qualidade, e não a qualidade em si, torna este artigo original. Como achados, destacaram-se os esforços para sistematizar e apresentar as guias para melhorar a credibilidade em pesquisas qualitativas por meio da estratégia de triangulação, apresentada em uma estrutura que permita ao leitor uma melhor compreensão desta proposta. A principal implicação deste trabalho converge, especialmente, para pesquisadores adotantes de pesquisa qualitativa, principalmente, por fornecer orientações sobre como melhorar a qualidade de suas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Moutinho Abdalla, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Doutor em Administração pela FGV-EBAPE.

Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia Empresaria; Estratégia, Governo e Desenvolvimento; Epistemologia de Pesquisa; Métodos Qualitativos de Pesquisa; Análise Crítica do Discurso.

Leonel Gois Lima Oliveira, Centro Universitário Christus, Fortaleza, CE

Doutor em Administração pela FGV-EBAPE.

Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração; Gestão do Poder Judiciário; Gestão de Projetos; Controle Interno.

Carlos Eduardo Franco Azevedo, Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Administração pela FGV-EBAPE.

Áreas de interesse em pesquisa: Inovação; Defesa; Estratégia.

Rafael Kuramoto Gonzalez, Instituto Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Administração pela FGV-EBAPE.

Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia; Métodos Qualitativos de Pesquisa; Inovação.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Abdalla, M. M., Oliveira, L. G. L., Azevedo, C. E. F., & Gonzalez, R. K. (2018). Qualidade em Pesquisa Qualitativa Organizacional: tipos de triangulação como alternativa metodológica. Administração: Ensino E Pesquisa, 19(1), 66–98. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.578

Edição

Seção

Artigos