Qualidade em Pesquisa Qualitativa Organizacional: tipos de triangulação como alternativa metodológica

Márcio Moutinho Abdalla, Leonel Gois Lima Oliveira, Carlos Eduardo Franco Azevedo, Rafael Kuramoto Gonzalez

Resumo


O dicotômico debate entre objetividade e subjetividade em Ciências Sociais e as diferenças entre abordagens qualitativas e quantitativas em pesquisas relacionam-se à forte demanda por validação e acreditação de estudos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir a qualidade na pesquisa qualitativa por meio de uma análise sistemática das tipologias de estratégia de triangulação, então, destacando-se as seguintes dimensões de qualidade na pesquisa: confiabilidade, credibilidade, transferibilidade e confirmabilidade. Há diversas pesquisas sobre qualidade em pesquisas qualitativas e, também, sobre triangulação, no entanto o principal diferencial deste trabalho foi a apresentação sistemática de tipologias de triangulação que permitiram aumentar a qualidade das pesquisas. O foco em "como" melhorar a qualidade, e não a qualidade em si, torna este artigo original. Como achados, destacaram-se os esforços para sistematizar e apresentar as guias para melhorar a credibilidade em pesquisas qualitativas por meio da estratégia de triangulação, apresentada em uma estrutura que permita ao leitor uma melhor compreensão desta proposta. A principal implicação deste trabalho converge, especialmente, para pesquisadores adotantes de pesquisa qualitativa, principalmente, por fornecer orientações sobre como melhorar a qualidade de suas pesquisas.


Palavras-chave


Triangulação; Pesquisa Qualitativa; Confiabilidade; Credibilidade; Confirmabilidade

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.578

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2018 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa. ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia