Contribuições do Macromarketing para a Formação de Administradores – Podemos Melhorar o Ensino de Marketing em Cursos de Graduação em Administração?

Rodolfo Peres Berardinelli, João Felipe Rammelt Sauerbronn

Resumo


A formação dos estudantes de administração no Brasil encontra-se centrada em aspectos gerenciais do marketing e, por conta disso, gestores parecem incapazes de lidar com a complexidade do sistema de trocas. Em um mundo no qual as vidas das pessoas passam a ser cada vez mais afetadas por mercados, torna-se fundamental ampliar a compreensão a respeito da disciplina que trata das relações entre mercados e sociedade: o macromarketing. No presente artigo, realizamos entrevistas em profundidade com nove professores de marketing de cursos de graduação de administração com o intuito de levantar suas visões acerca do ensino da disciplina, das suas lacunas, assim como seus entendimentos a respeito do macromarketing, seus conceitos e suas possíveis contribuições para a formação de futuros administradores. Os dados coletados trouxeram à tona três lacunas do ensino de marketing associadas à superficialidade de tratamento do conceito de mercado, à desconexão da disciplina com questões sociais e perspectivas locais e à visão acrítica do campo. As entrevistas, também, mostraram as potenciais contribuições do macromarketing para a melhoria da formação dos administradores por meio da inclusão de discussões sobre os sistemas de marketing, as consequências sociais do marketing e uma abordagem mais crítica da disciplina.


Palavras-chave


Ensino de Administração; Ensino de Marketing; Macromarketing; Formação do Administrador

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.628

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2017 Rodolfo Peres Berardinelli, João Felipe Rammelt Sauerbronn

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa. ISSN (Impresso): 2177-6083 | ISSN (Eletrônico): 2358-0917

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia