[Re]pensando o estágio na formação profissional dos estudantes de Administração: um estudo sobre a produção científica brasileira na área
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.703Palavras-chave:
Estágio, Formação do administrador, Ensino Superior, Planejamento do EnsinoResumo
Diante das novas exigências que estão sendo colocadas para o Ensino Superior (oferecer formação condizente com as constantes transformações do mercado de trabalho), do papel da universidade na formação profissional discente (preparar o aluno para o exercício profissional, criando condições para integrá-lo, sem maiores dificuldades, no mercado de trabalho), da importância da prática do estágio (seja supervisionado ou não) na formação do estudante de administração e, sobretudo, da necessidade de ampliação da discussão sobre o tema, este artigo teve como objetivo analisar a atual situação dos estudos acadêmicos acerca do estágio em administração no Brasil. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados da SPELL e nos anais dos eventos da ANPAD, Semead e CIGU. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Assim, foram recuperados 30 artigos, sendo 28 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que, mesmo diante da importância para a formação profissional do estudante de administração, há fragilidade nos estudos referentes ao estágio na área no Brasil: a discussão teórica sobre estágio, do ponto de vista pedagógico, é frágil e pouco profícua, significativamente recente, e sem avanços expressivos para a área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.