[Re]pensando o estágio na formação profissional dos estudantes de Administração: um estudo sobre a produção científica brasileira na área

Publicado
2017-09-01
Palavras-chave: Estágio, Formação do administrador, Ensino Superior, Planejamento do Ensino

Resumo

Diante das novas exigências que estão sendo colocadas para o Ensino Superior (oferecer formação condizente com as constantes transformações do mercado de trabalho), do papel da universidade na formação profissional discente (preparar o aluno para o exercício profissional, criando condições para integrá-lo, sem maiores dificuldades, no mercado de trabalho), da importância da prática do estágio (seja supervisionado ou não) na formação do estudante de administração e, sobretudo, da necessidade de ampliação da discussão sobre o tema, este artigo teve como objetivo analisar a atual situação dos estudos acadêmicos acerca do estágio em administração no Brasil. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados da SPELL e nos anais dos eventos da ANPAD, Semead e CIGU. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Assim, foram recuperados 30 artigos, sendo 28 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que, mesmo diante da importância para a formação profissional do estudante de administração, há fragilidade nos estudos referentes ao estágio na área no Brasil: a discussão teórica sobre estágio, do ponto de vista pedagógico, é frágil e pouco profícua, significativamente recente, e sem avanços expressivos para a área.

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Como Citar
Cassundé, F. R. de S. A., Oliveira, M. V. S., Alencar, M. T. C., Rodrigues, N. F. M., & Rodrigues, E. E. D. (2017). [Re]pensando o estágio na formação profissional dos estudantes de Administração: um estudo sobre a produção científica brasileira na área. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(3), 594-623. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.703