A PRÁTICA DA REPLICAÇÃO EM PESQUISAS DO TIPO SURVEY EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Autores

  • Maria Laura Ferranty MacLennan Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo/SP
  • Ilan Avrichir Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo/SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.72

Palavras-chave:

replicação, survey, pesquisa em administração, meta-análise

Resumo

A replicação de pesquisas do tipo survey nas ciências sociais aplicadas é amplamente encorajada pela teoria, por sua ligação com os avanços da ciência. O presente ensaio visa discutir o seu significado, a validade da repetição de pesquisas e sua incidência no Brasil. Além disso, algumas tipologias descritas na literatura são analisadas. Abordam-se a meta-análise e o seu relacionamento com replicações, as dificuldades e reflete-se sobre o porquê de se promover e publicar esse tipo de estudo acadêmico. Como fonte de evidências, o presente estudo analisa a incidência de pesquisas com a utilização da prática em amostra de publicações científicas nacionais na área de administração e observa a sua baixa ocorrência. Adicionalmente, incluem-se sugestões, de modo a incentivar a utilização da replicação, especialmente dirigida aos editores, pesquisadores e estudantes de Administração.

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Biografia do Autor

Maria Laura Ferranty MacLennan, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo/SP

Mestre em Administração de Empresas pela ESPM.Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia empresarial, metodologia de pesquisa e internacionalização de empresas

Ilan Avrichir, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo/SP – Brasil

Doutor em Administração de empresas pela EAESP/FGV. Áreas de interesse em pesquisa: competitividade de empresas brasileiras, cultura organizacional, metodologia de pesquisa, empreendedorismo internacional e estudo de caso.

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Publicado

2013-03-31

Como Citar

MacLennan, M. L. F., & Avrichir, I. (2013). A PRÁTICA DA REPLICAÇÃO EM PESQUISAS DO TIPO SURVEY EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(1), 39–61. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.72

Edição

Seção

Artigos