ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Maria Tereza Saraiva de Souza, Iara Regina dos Santos Parisotto, Celso Machado Junior, José Carlos Barbieri

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar as características das dissertações e teses que tratam do tema Responsabilidade Social Empresarial (rse) em programas stricto sensu em administração no Brasil. A pesquisa exploratória e descritiva foi realizada por meio de análise documental e de conteúdo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Tratou-se de um estudo longitudinal, com dados de 1998 a 2009. Verificou-se uma evolução quantitativa em relação ao total de trabalhos defendidos na área, principalmente nos últimos cinco anos da análise. Houve predominância de estudos dos temas responsabilidade social, governança corporativa, ética, sustentabilidade empresarial e mercado de baixa renda. A região Sudeste destaca-se com a participação de 70,3% na área, seguida da região Sul. Entre as dez instituições que mais produzem, 80% encontram-se na região Sudeste. Vinte e oito IES particulares contribuíram com 60,2% de produção na área. A fgv/sp tem o maior volume de defesas na área de rse.


Palavras-chave


programas stricto sensu em Administração; responsabilidade social empresarial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.73

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2013 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia