COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU SOBRE PROFESSOR REFLEXIVO E PROFESSOR PESQUISADOR

Fernanda Kreuzberg, Rita Buzzi Rausch

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar a compreensão de professores que atuam no stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Com caráter descritivo, de levantamento e qualitativo, foram feitas entrevistas com dez professores de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que atuaram no último trimestre de 2011. Na compreensão da maioria dos entrevistados, o professor pesquisador não se preocupa somente com o ensino, mas também com a pesquisa, para que ocorra uma evolução do conhecimento. Este assume um papel de mediador e não apenas de transmissor do conhecimento. Quanto à compreensão de professor reflexivo, a maioria dos entrevistados destacou ser aquele capaz de regular a sua ação e apresentar um método sistematizado de pensar, mas não necessariamente um pensar crítico sobre a docência. Percebe-se que ocorre uma aproximação dos conceitos de professor pesquisador e reflexivo na compreensão dos professores investigados, entretanto a predominância do olhar concentrou-se mais sobre as atitudes dos alunos do que na sua própria docência. Percebeu-se também, em alguns momentos, a compreensão de professor pesquisador focado meramente à pesquisa, e não necessariamente à pesquisa sobre a docência, bem como a compreensão de professor reflexivo, pouco voltada à relação teoria e prática na docência.


Palavras-chave


professor pesquisador; professor reflexivo; docência; stricto-sensu

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DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.74

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