Ser ou não ser <i>gay-friendly</i>: O Caso da Beauty Factor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.793

Palavras-chave:

Gestão de Marketing, Segmentação de Mercado, Estratégias de Comunicação, Segmento Homossexual

Resumo

O presente caso de ensino objetiva oportunizar aos alunos a vivência de situações pertinentes ao contexto mercadológico, a partir da análise da Beauty Factor, uma empresa de cosméticos que produz e comercializa produtos de beleza. A empresa, que figura entre as líderes de mercado no Brasil, respeita a diversidade e a dignidade humana e busca atingir diferentes segmentos por meio de novos investimentos em publicidade e propaganda. Para tal, a equipe de Marketing, sob supervisão de Maria Fernanda Coutinho, contratou uma consultora empresarial, Cristina Albuquerque, para o desenvolvimento de estratégias de mercado com foco nos consumidores homossexuais. Frente a esse objetivo, a consultora e a empresa se deparam com um dilema: qual a melhor forma de anunciar o produto para o segmento homossexual sem desconsiderar os interesses dos segmentos atendidos pela empresa até o momento? Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para uso em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas, Marketing e Publicidade e Propaganda. O debate inclui temas como estratégia de marketing, segmentação de mercado, e publicidade e propaganda, a serem abordados nas disciplinas de Administração Mercadológica, Gestão de Marketing, Estratégias de Comunicação em Marketing e Segmentação de Mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela Maria Hoffmann, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC

Doutoranda em Administração pela UNIVALI.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing; Comportamento do Consumidor; Estratégias em Marketing; Comunicação.


Maria José Barbosa de Souza, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP/ECA.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing; Comportamento do Consumidor; Responsabilidade Social.


Ana Paula Kieling, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC

Doutoranda em Administração pela UNIVALI.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing; Comportamento do Consumidor..


Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Hoffmann, E. M., Barbosa de Souza, M. J., & Kieling, A. P. (2018). Ser ou não ser <i>gay-friendly</i>: O Caso da Beauty Factor. Administração: Ensino E Pesquisa, 19(2), 381–412. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.793

Edição

Seção

Casos de Ensino