Ser ou não ser gay-friendly: O Caso da Beauty Factor

Estela Maria Hoffmann, Maria José Barbosa de Souza, Ana Paula Kieling

Resumo


O presente caso de ensino objetiva oportunizar aos alunos a vivência de situações pertinentes ao contexto mercadológico, a partir da análise da Beauty Factor, uma empresa de cosméticos que produz e comercializa produtos de beleza. A empresa, que figura entre as líderes de mercado no Brasil, respeita a diversidade e a dignidade humana e busca atingir diferentes segmentos por meio de novos investimentos em publicidade e propaganda. Para tal, a equipe de Marketing, sob supervisão de Maria Fernanda Coutinho, contratou uma consultora empresarial, Cristina Albuquerque, para o desenvolvimento de estratégias de mercado com foco nos consumidores homossexuais. Frente a esse objetivo, a consultora e a empresa se deparam com um dilema: qual a melhor forma de anunciar o produto para o segmento homossexual sem desconsiderar os interesses dos segmentos atendidos pela empresa até o momento? Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para uso em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas, Marketing e Publicidade e Propaganda. O debate inclui temas como estratégia de marketing, segmentação de mercado, e publicidade e propaganda, a serem abordados nas disciplinas de Administração Mercadológica, Gestão de Marketing, Estratégias de Comunicação em Marketing e Segmentação de Mercado.


Palavras-chave


Gestão de Marketing; Segmentação de Mercado; Estratégias de Comunicação; Segmento Homossexual

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DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.793

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