PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Cristian Baú Dal Magro Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.85

Palavras-chave:

plano de desenvolvimento Institucional, ensino superior, universidades federais brasileiras

Resumo

O Plano de Desenvolvimento Institucional – pdi – é um instrumento que fornece informações relevantes sobre as instituições de ensino superior. Essas informações revelam a identidade das universidades e expressam metas e ações visando à qualidade de ensino. Este instrumento serve como apoio ao controle dos recursos financeiros, planejamento de novos investimentos e de novas tecnologias, visando o desenvolvimento. O Ministério da Educação do Brasil – mec – por meio da lei nº 10.861/04, disponibilizou um modelo base para elaboração do pdi, que serve como pré-requisito para o processo de credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos superiores. Diante do contexto, o objetivo da pesquisa foi identificar se os pdi´s das Universidades Federais Brasileiras contemplam os requisitos e dimensões estabelecidos pelo mec. Os procedimentos metodológicos caracterizam o estudo de cunho descritivo, análise documental e quantitativo. Com base na lei e nos requisitos estabelecidos pelo mec, foi elaborado um check list para facilitar a coleta e análise dos dados. A coleta dos dados foi realizada por meio dos documentos contidos nos sítios eletrônicos das instituições da amostra, constituindo-se em 24 universidades. Os resultados apontam que nenhuma das universidades pesquisadas evidencia, em seus pdi´s, 100% dos requisitos e dimensões estabelecidos pelo mec. Verificou-se que apenas cinco universidades estão evidenciando acima de 70% dos itens,dez universidades evidenciam de 50% a 70% dos itens e nove universidades evidenciam menos de 50% dos itens estabelecidos pelo MEC.Conclui-se que o pdi não é importante para a maioria das Universidades Federais Brasileiras. Os resultados contrariam a importância e relevância dada ao pdi pelo mec.

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Biografia do Autor

Cristian Baú Dal Magro, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

Mestrando em Ciências Contábeis pela FURB Áreas de interesse em pesquisa: Orçamento Empresarial, Controladoria e Ensino em Contabilidade.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

Doutora em Educação pela Unicamp. Áreas de interesse em pesquisa: Educação Superior, Planejamento de Ensino e Docência Universitária

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Publicado

2012-09-30

Como Citar

Dal Magro, C. B., & Rausch, R. B. (2012). PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(3), 427–453. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.85

Edição

Seção

Artigos