PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.85Palavras-chave:
plano de desenvolvimento Institucional, ensino superior, universidades federais brasileirasResumo
O Plano de Desenvolvimento Institucional – pdi – é um instrumento que fornece informações relevantes sobre as instituições de ensino superior. Essas informações revelam a identidade das universidades e expressam metas e ações visando à qualidade de ensino. Este instrumento serve como apoio ao controle dos recursos financeiros, planejamento de novos investimentos e de novas tecnologias, visando o desenvolvimento. O Ministério da Educação do Brasil – mec – por meio da lei nº 10.861/04, disponibilizou um modelo base para elaboração do pdi, que serve como pré-requisito para o processo de credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos superiores. Diante do contexto, o objetivo da pesquisa foi identificar se os pdi´s das Universidades Federais Brasileiras contemplam os requisitos e dimensões estabelecidos pelo mec. Os procedimentos metodológicos caracterizam o estudo de cunho descritivo, análise documental e quantitativo. Com base na lei e nos requisitos estabelecidos pelo mec, foi elaborado um check list para facilitar a coleta e análise dos dados. A coleta dos dados foi realizada por meio dos documentos contidos nos sítios eletrônicos das instituições da amostra, constituindo-se em 24 universidades. Os resultados apontam que nenhuma das universidades pesquisadas evidencia, em seus pdi´s, 100% dos requisitos e dimensões estabelecidos pelo mec. Verificou-se que apenas cinco universidades estão evidenciando acima de 70% dos itens,dez universidades evidenciam de 50% a 70% dos itens e nove universidades evidenciam menos de 50% dos itens estabelecidos pelo MEC.Conclui-se que o pdi não é importante para a maioria das Universidades Federais Brasileiras. Os resultados contrariam a importância e relevância dada ao pdi pelo mec.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.