COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE ETNOMETODOLÓGICA COM ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Flávio Régio Brambilla Centro Universitário La Salle & Universidade Luterana do Brasil, Gravataí/RS
  • Cláudio Damacena Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.86

Palavras-chave:

valor, cocriação, etnometodologia, ensino superior

Resumo

Os stakeholders que atuam no ecossistema do Ensino Superior privado possuem perspectivas de valor diferentes nas relações de troca. O entendimento de como o valor é criado pode contribuir para que ocorra uma efetiva cocriação de valor. Apesar da importância do tema para o desenvolvimento teórico da disciplina de marketing, Payne, Storbacka e Frow (2008) afirmam que pouco se conhece sobre como os consumidores se engajam na cocriação de valor. A questão que se coloca é por que as pesquisas realizadas até agora não respondem como esse processo da cocriação de valor pode ser gerenciado de forma a adequadamente atender as expectativas dos quatro principais públicos em termos acadêmicos (estudantes, professores, instituições de ensino e governo)? Nessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo aprofundar o entendimento dessa questão no contexto específico de uma Universidade, por meio da utilização da técnica das vignettes, situada no paradigma interpretacionista de ciência, mediante abordagem de Etnometodologia. Apesar de considerar apenas uma instituição, o estudo proporciona insights das práticas de cocriação no ensino superior e na formação de sentido pelos estudantes. Uma das considerações finais do estudo é que a predominância do valor funcional interfere na obtenção do valor epistêmico e social em múltiplas perspectivas.

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Biografia do Autor

Flávio Régio Brambilla, Centro Universitário La Salle & Universidade Luterana do Brasil, Gravataí/RS

Doutor em Administração pela Unisinos. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing Estratégico, Lógica Dominante do Serviço, Cocriação de Valor, Marketing de Relacionamento e Recuperação de Serviço

Cláudio Damacena, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutor em Administração pela Universidade de Córdoba (Espanha).  Áreas de interesse em pesquisa: Marketing Estratégico, Marketing de Serviços e Comportamento consumidor

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Publicado

2012-09-30

Como Citar

Brambilla, F. R., & Damacena, C. (2012). COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE ETNOMETODOLÓGICA COM ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(3), 455–489. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.86

Edição

Seção

Artigos