COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE ETNOMETODOLÓGICA COM ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL

Flávio Régio Brambilla, Cláudio Damacena

Resumo


Os stakeholders que atuam no ecossistema do Ensino Superior privado possuem perspectivas de valor diferentes nas relações de troca. O entendimento de como o valor é criado pode contribuir para que ocorra uma efetiva cocriação de valor. Apesar da importância do tema para o desenvolvimento teórico da disciplina de marketing, Payne, Storbacka e Frow (2008) afirmam que pouco se conhece sobre como os consumidores se engajam na cocriação de valor. A questão que se coloca é por que as pesquisas realizadas até agora não respondem como esse processo da cocriação de valor pode ser gerenciado de forma a adequadamente atender as expectativas dos quatro principais públicos em termos acadêmicos (estudantes, professores, instituições de ensino e governo)? Nessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo aprofundar o entendimento dessa questão no contexto específico de uma Universidade, por meio da utilização da técnica das vignettes, situada no paradigma interpretacionista de ciência, mediante abordagem de Etnometodologia. Apesar de considerar apenas uma instituição, o estudo proporciona insights das práticas de cocriação no ensino superior e na formação de sentido pelos estudantes. Uma das considerações finais do estudo é que a predominância do valor funcional interfere na obtenção do valor epistêmico e social em múltiplas perspectivas.


Palavras-chave


valor; cocriação; etnometodologia; ensino superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.86

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2012 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia