ATITUDE E MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA: FORMAÇÃO DE CLUSTERS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.88Palavras-chave:
atitude perante a estatística, motivação acadêmica, teoria da autodeterminação, desempenho acadêmicoResumo
O objetivo do presente artigo é analisar a formação de clusters, levando-se em consideração: variáveis de caracterização do aluno, atitude perante a Estatística, motivação acadêmica e desempenho. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário a 278 estudantes do curso de graduação em Administração, em duas faculdades públicas do estado de São Paulo, no segundo semestre de 2011. O questionário foi composto de perguntas para a caracterização dos alunos, Escala de Motivação Acadêmica (ema), Escala de Atitude perante a Estatística (sats), bem como uma nota relativa à autopercepção de aprendizado, sendo que a nota na disciplina foi obtida junto ao docente responsável. Verificou-se que apenas a área de interesse mostrou-se como possível variável diferenciadora, dada a composição dos 3 grupos. O grupo de alunos com maior interesse na área de Finanças apresentou as maiores pontuações tanto em relação à atitude perante a Estatística como em relação à motivação acadêmica, exceto Desmotivação, apresentando também, os maiores valores para o desempenho tanto em relação à nota quanto em relação à autopercepção.
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