ATITUDE E MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA: FORMAÇÃO DE CLUSTERS

Gustavo Salomão Viana, Adriana Backx Noronha Viana

Resumo


O objetivo do presente artigo é analisar a formação de clusters, levando-se em consideração: variáveis de caracterização do aluno, atitude perante a Estatística, motivação acadêmica e desempenho. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário a 278 estudantes do curso de graduação em Administração, em duas faculdades públicas do estado de São Paulo, no segundo semestre de 2011. O questionário foi composto de perguntas para a caracterização dos alunos, Escala de Motivação Acadêmica (ema), Escala de Atitude perante a Estatística (sats), bem como uma nota relativa à autopercepção de aprendizado, sendo que a nota na disciplina foi obtida junto ao docente responsável. Verificou-se que apenas a área de interesse mostrou-se como possível variável diferenciadora, dada a composição dos 3 grupos. O grupo de alunos com maior interesse na área de Finanças apresentou as maiores pontuações tanto em relação à atitude perante a Estatística como em relação à motivação acadêmica, exceto Desmotivação, apresentando também, os maiores valores para o desempenho tanto em relação à nota quanto em relação à autopercepção.


Palavras-chave


atitude perante a estatística; motivação acadêmica; teoria da autodeterminação; desempenho acadêmico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.88

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2012 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia