ATITUDE E MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA: FORMAÇÃO DE CLUSTERS

Autores

  • Gustavo Salomão Viana Faculdade São Luís de Jaboticabal, Jaboticabal/SP
  • Adriana Backx Noronha Viana Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.88

Palavras-chave:

atitude perante a estatística, motivação acadêmica, teoria da autodeterminação, desempenho acadêmico

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a formação de clusters, levando-se em consideração: variáveis de caracterização do aluno, atitude perante a Estatística, motivação acadêmica e desempenho. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário a 278 estudantes do curso de graduação em Administração, em duas faculdades públicas do estado de São Paulo, no segundo semestre de 2011. O questionário foi composto de perguntas para a caracterização dos alunos, Escala de Motivação Acadêmica (ema), Escala de Atitude perante a Estatística (sats), bem como uma nota relativa à autopercepção de aprendizado, sendo que a nota na disciplina foi obtida junto ao docente responsável. Verificou-se que apenas a área de interesse mostrou-se como possível variável diferenciadora, dada a composição dos 3 grupos. O grupo de alunos com maior interesse na área de Finanças apresentou as maiores pontuações tanto em relação à atitude perante a Estatística como em relação à motivação acadêmica, exceto Desmotivação, apresentando também, os maiores valores para o desempenho tanto em relação à nota quanto em relação à autopercepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Salomão Viana, Faculdade São Luís de Jaboticabal, Jaboticabal/SP

Mestre em Administração pela FEA/USP. Áreas de interesse em pesquisa: Métodos quantitativos e informática

Adriana Backx Noronha Viana, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

Livre-docente em Administração pela FEA/USP.  Áreas de interesse em pesquisa: Métodos quantitativos e informática

Downloads

Publicado

2012-09-30

Como Citar

Viana, G. S., & Viana, A. B. N. (2012). ATITUDE E MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA: FORMAÇÃO DE CLUSTERS. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(3), 523–558. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.88

Edição

Seção

Artigos