Triangulação em Estudos de Caso: incidência, apropriações e mal-entendidos em pesquisas da área de Administração

Camila Bruning, Luciana Godri, Adriana Roseli Wünsch Takahashi

Resumo


O artigo apresenta uma análise bibliométrica em que se identifica a incidência do uso e apropriações da triangulação como estratégia metodológica em Estudos de Caso publicados em periódicos científicos da área de Administração no Brasil. Entende-se a triangulação como uma estratégia importante para aumentar a compreensão em profundidade dos fenômenos estudados, bem como atribuir maior confiabilidade e fidedignidade aos Estudos de Caso e discutem-se cinco modalidades de triangulação: (i) triangulação de fontes de evidência, (ii) de métodos, (iii) de investigadores, (iv)  teórica, e (v) a técnica de triangulação tal como proposta por Triviños (1987). A pesquisa analisou uma amostra de 1384 Estudos de Caso publicados entre os anos de 2008 e 2012 em periódicos da área classificados como A1 até B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (conforme evento de qualificação Qualis 2013). Os resultados permitem concluir que a triangulação é pouco utilizada em Estudo de Caso na área de Administração nacional (é relatada em apenas 12% dos estudos analisados). Nos poucos casos em que é utilizada, os tipos de triangulação privilegiadas são as de fontes de evidência (100%) e as de método (86,72%), sendo raros estudos de caso que relatam a realização de triangulação teórica, de investigadores, ou técnicas de triangulação sistematizadas, como a proposta por Triviños (1987). Além da incidência e da apropriação que se faz da triangulação, foram identificados diversos equívocos no relato da utilização de triangulação. O texto explora esses mal-entendidos e apresenta sugestões para garantir o correto uso e relato da triangulação. Justifica-se a relevância do artigo dada a necessidade de refletir sobre a qualidade dos procedimentos metodológicos e dos relatos de pesquisa que se tem realizado na área de Administração.


Palavras-chave


Metodologia de pesquisa qualitativa em Administração; Estudos de caso; Triangulação

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DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.889

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