Triangulação em Estudos de Caso: incidência, apropriações e mal-entendidos em pesquisas da área de Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.889

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa qualitativa em Administração, Estudos de caso, Triangulação

Resumo

O artigo apresenta uma análise bibliométrica em que se identifica a incidência do uso e apropriações da triangulação como estratégia metodológica em Estudos de Caso publicados em periódicos científicos da área de Administração no Brasil. Entende-se a triangulação como uma estratégia importante para aumentar a compreensão em profundidade dos fenômenos estudados, bem como atribuir maior confiabilidade e fidedignidade aos Estudos de Caso e discutem-se cinco modalidades de triangulação: (i) triangulação de fontes de evidência, (ii) de métodos, (iii) de investigadores, (iv)  teórica, e (v) a técnica de triangulação tal como proposta por Triviños (1987). A pesquisa analisou uma amostra de 1384 Estudos de Caso publicados entre os anos de 2008 e 2012 em periódicos da área classificados como A1 até B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (conforme evento de qualificação Qualis 2013). Os resultados permitem concluir que a triangulação é pouco utilizada em Estudo de Caso na área de Administração nacional (é relatada em apenas 12% dos estudos analisados). Nos poucos casos em que é utilizada, os tipos de triangulação privilegiadas são as de fontes de evidência (100%) e as de método (86,72%), sendo raros estudos de caso que relatam a realização de triangulação teórica, de investigadores, ou técnicas de triangulação sistematizadas, como a proposta por Triviños (1987). Além da incidência e da apropriação que se faz da triangulação, foram identificados diversos equívocos no relato da utilização de triangulação. O texto explora esses mal-entendidos e apresenta sugestões para garantir o correto uso e relato da triangulação. Justifica-se a relevância do artigo dada a necessidade de refletir sobre a qualidade dos procedimentos metodológicos e dos relatos de pesquisa que se tem realizado na área de Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bruning, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Administração pela UFPR.

Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais Críticos, Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Crítica. 

Luciana Godri, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Administração pela Universidade Positivo.

Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais, Construcionismo Social, Institucionalismo Organizacional, Sociologia do Direito, Prática Estratégica.


Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Administração pela USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Capacidades dinâmicas, aprendizagem e conhecimento organizacional, competências organizacionais e pesquisa qualitativa.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Bruning, C., Godri, L., & Takahashi, A. R. W. (2018). Triangulação em Estudos de Caso: incidência, apropriações e mal-entendidos em pesquisas da área de Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 19(2), 277–307. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.889

Edição

Seção

Artigos