Triangulação em Estudos de Caso: incidência, apropriações e mal-entendidos em pesquisas da área de Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.889Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa qualitativa em Administração, Estudos de caso, TriangulaçãoResumo
O artigo apresenta uma análise bibliométrica em que se identifica a incidência do uso e apropriações da triangulação como estratégia metodológica em Estudos de Caso publicados em periódicos científicos da área de Administração no Brasil. Entende-se a triangulação como uma estratégia importante para aumentar a compreensão em profundidade dos fenômenos estudados, bem como atribuir maior confiabilidade e fidedignidade aos Estudos de Caso e discutem-se cinco modalidades de triangulação: (i) triangulação de fontes de evidência, (ii) de métodos, (iii) de investigadores, (iv) teórica, e (v) a técnica de triangulação tal como proposta por Triviños (1987). A pesquisa analisou uma amostra de 1384 Estudos de Caso publicados entre os anos de 2008 e 2012 em periódicos da área classificados como A1 até B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (conforme evento de qualificação Qualis 2013). Os resultados permitem concluir que a triangulação é pouco utilizada em Estudo de Caso na área de Administração nacional (é relatada em apenas 12% dos estudos analisados). Nos poucos casos em que é utilizada, os tipos de triangulação privilegiadas são as de fontes de evidência (100%) e as de método (86,72%), sendo raros estudos de caso que relatam a realização de triangulação teórica, de investigadores, ou técnicas de triangulação sistematizadas, como a proposta por Triviños (1987). Além da incidência e da apropriação que se faz da triangulação, foram identificados diversos equívocos no relato da utilização de triangulação. O texto explora esses mal-entendidos e apresenta sugestões para garantir o correto uso e relato da triangulação. Justifica-se a relevância do artigo dada a necessidade de refletir sobre a qualidade dos procedimentos metodológicos e dos relatos de pesquisa que se tem realizado na área de Administração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.