A UNIVERSIDADE DESENVOLVE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS? UM MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NUMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Vânia Maria Jorge Nassif, Derly Jardim do Amaral, Rodrigo Augusto Prando

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo analisar em uma universidade brasileira as práticas de ensino e pesquisa, que estimulam a geração de competências empreendedoras em seus alunos. A pesquisa adota o método qualitativo de natureza exploratória, com a participação de 65 pessoas, sendo 11 diretores, 25 coordenadores de cursos e 29 professores. As técnicas de coleta de dados são entrevistas em profundidade e grupos de foco, ambas apoiadas em roteiros semiestruturados. Para o tratamento dos dados coletados foi feita análise de conteúdo com apoio do software QSR NVivo8. A pesquisa revela que os estímulos à formação empreendedora são feitos por meio de práticas de pesquisa e de ensino, que consideram as especificidades de cada área do conhecimento. As competências técnicas contribuem para o desenvolvimento das habilidades e know-how. Os aspectos relacionados à emoção foram apontados como aqueles que merecem maior atenção institucional para propiciar ao aluno a conexão entre sua formação acadêmica e o seu mundo. Há necessidade de se criar uma cultura empreendedora, no contexto geral da instituição, que seja capaz de estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras. Além disso, faz-se necessário fomentar práticas que propiciem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos discentes.


Palavras-chave


formação empreendedora; competências empreendedoras; instituição de ensino superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.90

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2012 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia