A UNIVERSIDADE DESENVOLVE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS? UM MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NUMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho, São Paulo/SP
  • Derly Jardim do Amaral Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Rodrigo Augusto Prando Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.90

Palavras-chave:

formação empreendedora, competências empreendedoras, instituição de ensino superior

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar em uma universidade brasileira as práticas de ensino e pesquisa, que estimulam a geração de competências empreendedoras em seus alunos. A pesquisa adota o método qualitativo de natureza exploratória, com a participação de 65 pessoas, sendo 11 diretores, 25 coordenadores de cursos e 29 professores. As técnicas de coleta de dados são entrevistas em profundidade e grupos de foco, ambas apoiadas em roteiros semiestruturados. Para o tratamento dos dados coletados foi feita análise de conteúdo com apoio do software QSR NVivo8. A pesquisa revela que os estímulos à formação empreendedora são feitos por meio de práticas de pesquisa e de ensino, que consideram as especificidades de cada área do conhecimento. As competências técnicas contribuem para o desenvolvimento das habilidades e know-how. Os aspectos relacionados à emoção foram apontados como aqueles que merecem maior atenção institucional para propiciar ao aluno a conexão entre sua formação acadêmica e o seu mundo. Há necessidade de se criar uma cultura empreendedora, no contexto geral da instituição, que seja capaz de estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras. Além disso, faz-se necessário fomentar práticas que propiciem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho, São Paulo/SP

Livre-Docente pela FEARP/USP em Administração de Recursos Humanos .  Áreas de interesse em pesquisa: Educação Empreendedora, Empreendedorismo e Gestão de Esportes

Derly Jardim do Amaral, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Áreas de interesse em pesquisa: Empreendedorismo e Empreendedorismo Internacional

Rodrigo Augusto Prando, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Doutor em Sociologia pela UNESP. Áreas de interesse em pesquisa: Empreendedorismo, Empreendedorismo social, valores e cultura brasileira

Downloads

Publicado

2012-09-30

Como Citar

Nassif, V. M. J., Amaral, D. J. do, & Prando, R. A. (2012). A UNIVERSIDADE DESENVOLVE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS? UM MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NUMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(3), 597–628. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.90

Edição

Seção

Artigos