Reflexão a respeito das contribuições e limites da história de vida na pesquisa em Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.954Palavras-chave:
História de vida, Pesquisa qualitativa, Pesquisa em administração, Contribuições e limitesResumo
Este ensaio apresenta a modalidade de pesquisa denominada história de vida, com tal intuito, realçando alguns de seus limites e contribuições para a pesquisa em administração. Para alcançar este objetivo, o texto inicia com um breve registro das origens desse método investigativo, transcreve sua conceituação e ressalta suas contribuições fundamentais. Elenca autores que analisam tais contribuições no campo específico da investigação em administração e indica os temas mais explorados pela história de vida, nos estudos realizados em âmbito internacional e nacional. A seguir, são tratados alguns aspectos que limitam o processo analítico-interpretativo que caracteriza essa modalidade de pesquisa em administração. Para fechar o texto foi importante pontuar que a pesquisa que traz “novas cores e sabores” nem sempre tem sido valorizada na administração. No caso da história da vida, ressalta-se que esse método investigativo pode promover o esforço de autorreflexão do pesquisador de forma que ele tenha a oportunidade de transformar, recontextualizar e amplificar seus conhecimentos, com isso, podendo alterar sua visão a respeito do mundo e do seu próprio trabalho. O ensaio retrata o olhar da autora, a partir do qual se almeja suscitar indagações que levem a um diálogo frutífero quanto à possibilidade de ampliar a obtenção do conhecimento em administração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.