Reflexão a respeito das contribuições e limites da história de vida na pesquisa em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.954

Palavras-chave:

História de vida, Pesquisa qualitativa, Pesquisa em administração, Contribuições e limites

Resumo

Este ensaio apresenta a modalidade de pesquisa denominada história de vida, com tal intuito, realçando alguns de seus limites e contribuições para a pesquisa em administração. Para alcançar este objetivo, o texto inicia com um breve registro das origens desse método investigativo, transcreve sua conceituação e ressalta suas contribuições fundamentais. Elenca autores que analisam tais contribuições no campo específico da investigação em administração e indica os temas mais explorados pela história de vida, nos estudos realizados em âmbito internacional e nacional. A seguir, são tratados alguns aspectos que limitam o processo analítico-interpretativo que caracteriza essa modalidade de pesquisa em administração. Para fechar o texto foi importante pontuar que a pesquisa que traz “novas cores e sabores” nem sempre tem sido valorizada na administração. No caso da história da vida, ressalta-se que esse método investigativo pode promover o esforço de autorreflexão do pesquisador de forma que ele tenha a oportunidade de transformar, recontextualizar e amplificar seus conhecimentos, com isso, podendo alterar sua visão a respeito do mundo e do seu próprio trabalho. O ensaio retrata o olhar da autora, a partir do qual se almeja suscitar indagações que levem a um diálogo frutífero quanto à possibilidade de ampliar a obtenção do conhecimento em administração.

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Biografia do Autor

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Áreas de interesse em pesquisa: Competências e Aprendizagem nas Organizações.

                             

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Publicado

2018-01-05

Como Citar

Godoy, A. S. (2018). Reflexão a respeito das contribuições e limites da história de vida na pesquisa em Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 19(1), 161–175. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.954

Edição

Seção

Perspectivas