O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO EM CONDIÇÕES DE HETEROGENEIDADE: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES

Publicado
2012-03-31
Palavras-chave: processo ensino-aprendizagem, aprendizagem significativa, ensino de administração

    Autores

  • Ingrid Winkler Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA
  • Júlio Cesar Andrade de Abreu Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ
  • Kátia Santos de Morais Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA
  • Lindomar Pinto da Silva
  • José Antonio Gomes de Pinho Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Resumo

O objetivo do trabalho é descrever uma experiência de ensino baseada no olhar discente e docente em um projeto experimental da disciplina “Introdução à Administração”, ministrada para alunos de cursos como Engenharia, Nutrição, Direito, constituindo-se numa turma, portanto, heterogênea em sua formação. A dinâmica da disciplina é marcada pela realização de aulas-conferência, proferidas pelo professor, e aulas em microgrupos, coordenadas individualmente pelos monitores, funcionando como um processo simultâneo e complementar, a fim de possibilitar espaços mais amplos para a troca de experiências. A discussão adotou como referencial teórico os conceitos de aprendizagem significativa e interação (moreira, 1999; ausubel, 1982) e o uso de recursos estéticos para favorecimento da aprendizagem (davel et al., 2004; fischer, 2005). Valendo-se de uma pesquisa survey, o artigo analisa, quantitativa e qualitativamente, a percepção de alunos e docentes sobre o formato da experiência. Conclui-se que a heterogeneidade dos cursos de origem dos estudantes constitui um grande desafio, mas possibilita também diversas oportunidades de uma aprendizagem significativa. Este formato pode, então, servir de base para novos experimentos e colaborar com reflexões sobre a necessidade de reformulação do ensino em Administração e da própria formação de docentes em Administração, como defendem alguns autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Winkler, I., Abreu, J. C. A. de, Morais, K. S. de, Silva, L. P. da, & Pinho, J. A. G. de. (2012). O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO EM CONDIÇÕES DE HETEROGENEIDADE: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(1), 47-82. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.98