O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO EM CONDIÇÕES DE HETEROGENEIDADE: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Ingrid Winkler Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA
  • Júlio Cesar Andrade de Abreu Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ
  • Kátia Santos de Morais Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA
  • Lindomar Pinto da Silva
  • José Antonio Gomes de Pinho Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.98

Palavras-chave:

processo ensino-aprendizagem, aprendizagem significativa, ensino de administração

Resumo

O objetivo do trabalho é descrever uma experiência de ensino baseada no olhar discente e docente em um projeto experimental da disciplina “Introdução à Administração”, ministrada para alunos de cursos como Engenharia, Nutrição, Direito, constituindo-se numa turma, portanto, heterogênea em sua formação. A dinâmica da disciplina é marcada pela realização de aulas-conferência, proferidas pelo professor, e aulas em microgrupos, coordenadas individualmente pelos monitores, funcionando como um processo simultâneo e complementar, a fim de possibilitar espaços mais amplos para a troca de experiências. A discussão adotou como referencial teórico os conceitos de aprendizagem significativa e interação (moreira, 1999; ausubel, 1982) e o uso de recursos estéticos para favorecimento da aprendizagem (davel et al., 2004; fischer, 2005). Valendo-se de uma pesquisa survey, o artigo analisa, quantitativa e qualitativamente, a percepção de alunos e docentes sobre o formato da experiência. Conclui-se que a heterogeneidade dos cursos de origem dos estudantes constitui um grande desafio, mas possibilita também diversas oportunidades de uma aprendizagem significativa. Este formato pode, então, servir de base para novos experimentos e colaborar com reflexões sobre a necessidade de reformulação do ensino em Administração e da própria formação de docentes em Administração, como defendem alguns autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Winkler, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Áreas de interesse em pesquisa: Democracia Digital, e-Participação, Governo Eletrônico

Júlio Cesar Andrade de Abreu, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Áreas de interesse em pesquisa: Administração Pública, Ensino e pesquisa em administração, Participação democrática, Sociedade da Informação

Kátia Santos de Morais, Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Áreas de interesse em pesquisa: Democracia digital, Comunicação e Desenvolvimento Local, Mídias e Participação Política

Lindomar Pinto da Silva

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Áreas de interesse em pesquisa: Administração Pública, Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Modernização Organizacional, Reforma do Estado, Ensino e Pesquisa em Administração

José Antonio Gomes de Pinho, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

PhD em Planejamento Regional pela University of London - LSE. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino, Sociedade da Informação, Internet, Democracia, accountability

Downloads

Publicado

2012-03-31

Como Citar

Winkler, I., Abreu, J. C. A. de, Morais, K. S. de, Silva, L. P. da, & Pinho, J. A. G. de. (2012). O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO EM CONDIÇÕES DE HETEROGENEIDADE: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(1), 47–82. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.98

Edição

Seção

Artigos