Chamado Especial: Desafios da Docência em Cursos de Graduação em Administração

Editores Convidados:

Profª Manolita Correia Lima (ESPM)

Prof. Marcelo Bispo (UFPB)

 Prof. Pedro Demo (UNB)

 

Editor Científico:           

Prof. Diógenes Souza Bido (Mackenzie)

 

Os Editores tornam pública a Chamada Especial de produções acadêmicas e técnicas relacionadas à temática Desafios da Docência em Cursos de Graduação em Administração.

As sociedades intensivas em conhecimento pressupõem instituições intensivas em aprendizagem, e os desafios implicados no processo de aprendizagem subvertem a lógica que envolve ensinar e aprender.

Nesse contexto, o perfil e as responsabilidades docentes se alteram, pressupõem competências difíceis de serem espontaneamente desenvolvidas – Professores que compreendam os princípios que sustentam a teoria do conhecimento e que tenham familiaridade com, pelo menos, uma teoria da aprendizagem; conhecimento em determinado campo de conhecimento, sem comprometer a capacidade de estabelecer diálogos transversais entre diferentes áreas do saber; proficiência pedagógica que permita planejar, realizar e avaliar o processo e os resultados do ensino orientado pela aprendizagem; repertório que ajude na mobilização do estudante para a aprendizagem, incluindo a orientação de atividades que transitam entre estudo e pesquisa; capacidade para avaliar a aprendizagem processualmente e oferecer feedback; dispor de algum nível de letramento digital etc.

Se as exigências do processo de aprendizagem parecem incompatíveis com o trabalho em migalhas, o ensino orientado pela aprendizagem requerer tempo suficiente para o Professor estabelecer relações virtuosas entre ensino, aprendizagem e pesquisa científica.

Paradoxalmente, quanto mais se valoriza o conhecimento enquanto processo, quanto mais as responsabilidades docentes ganham em complexidade, mais se agrava o quadro desvalorização social do Professor.

Levando em conta o contexto antes situado, seria contributivo avançarmos em questões que envolvem a seguinte agenda:

  1. Políticas públicas orientadas para a formação pedagógica dos professores de graduação; Programas de formação inicial e continuada de professores dos cursos de graduação; Desenvolvimento de competências pedagógicas.
  2. Desafios da profissionalização docente frente à docência como segunda ocupação; Atuação do docente não pesquisador e do pesquisador não docente na Educação Superior; Trajetórias de carreiras de
  3. Docência superior e o mito da inovação pedagógica; Indicadores de avaliação e (des)valorização do trabalho docente; prazer e sofrimento no trabalho
  4. Desafios do ensino e da aprendizagem, apatia dos estudantes, repercussão sobre o trabalho docente nos cursos de graduação.
  5. Trabalho docente frente às tecnologias educacionais, educação híbrida, hibridização da educação, transformação digital e aprendizado
  6. Perspectivas futuras para o docente sobre metodologias de ensino na Administração em um ambiente global, frente os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

 

Tem-se a expectativa de atrair os autores de artigos acadêmicos, produtos técnicos e tecnológicos e casos para ensino que contribuam para o adensamento da produção nacional sobre o Professor no contexto da docência superior, considerando distintas perspectivas teóricas e metodológicas.

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, não publicados e não submetidos para publicação em periódicos nacionais ou internacionais. Devem estar alinhados às regras e a política editorial da Revista Administração: Ensino e Pesquisa – RAEP. E deverão ser submetidos exclusivamente pelo sistema da Revista: https://raep.emnuvens.com.br/raep/about/submissions, até o dia 5 de setembro de 2024.

 

Referências

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