ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Publicado
2012-03-31
Palavras-chave: currículo mundial, harmonização, ementas

    Autores

  • Larissa Couto Campos Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG
  • Sirlei Lemes Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/ MG

Resumo

Devido à globalização, espera-se que um contador seja capaz de atuar além de suas fronteiras nacionais. Para que isso ocorra, a educação deste profissional deve estar de acordo com os anseios do mercado. A onu (Organização das Nações Unidas), por meio dos setores unctad (United Nations Conference on Trade and Development) e isar (International Standards of Accounting and Reporting), formulou um modelo de currículo, que pode ser utilizado como um guia para todas as instituições de ensino de contabilidade, no desenvolvimento de suas grades curriculares. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo comparativo do Currículo Mundial (cm) desenvolvido pela onu/uncatd/isar com o adotado por universidades mineiras, com o intuito de identificar, quantitativamente, o nível de semelhança entre o cm e os currículos analisados. Quatro universidades mineiras foram selecionadas, ufmg, ufsj, ufu e ufvjm, as quais tiveram suas ementas e programas curriculares comparados com os conteúdos propostos pelo cm. Verificou-se, que, em média, 57,68% dos conteúdos das universidades analisadas são similares ao currículo proposto pela onu/unctad/isar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Campos, L. C., & Lemes, S. (2012). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(1), 155-194. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.101