ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.101Palavras-chave:
currículo mundial, harmonização, ementasResumo
Devido à globalização, espera-se que um contador seja capaz de atuar além de suas fronteiras nacionais. Para que isso ocorra, a educação deste profissional deve estar de acordo com os anseios do mercado. A onu (Organização das Nações Unidas), por meio dos setores unctad (United Nations Conference on Trade and Development) e isar (International Standards of Accounting and Reporting), formulou um modelo de currículo, que pode ser utilizado como um guia para todas as instituições de ensino de contabilidade, no desenvolvimento de suas grades curriculares. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo comparativo do Currículo Mundial (cm) desenvolvido pela onu/uncatd/isar com o adotado por universidades mineiras, com o intuito de identificar, quantitativamente, o nível de semelhança entre o cm e os currículos analisados. Quatro universidades mineiras foram selecionadas, ufmg, ufsj, ufu e ufvjm, as quais tiveram suas ementas e programas curriculares comparados com os conteúdos propostos pelo cm. Verificou-se, que, em média, 57,68% dos conteúdos das universidades analisadas são similares ao currículo proposto pela onu/unctad/isar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.