UM PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NA ATUALIDADE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CONTEÚDO DE ENSINO E EXIGÊNCIAS DE MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.102Palavras-chave:
profissional contábil, mercado de trabalho, educação contábilResumo
O objetivo do estudo é investigar a aderência existente entre os conteúdos oferecidos por Instituições de Ensino Superior – ies do Rio Grande do Sul - e os requisitos do mercado de trabalho do profissional contábil. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e nuances quantitativas. A coleta de dados, feita no 2º semestre de 2010, utilizou questionário, endereçado aos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis do rs, e seleção de anúncios de trabalhos publicados por headhunters na Revista Exame [período de janeiro 2008 a dezembro 2009]. A análise das ofertas de trabalho revela a procura por profissionais que apresentem amplos conhecimentos técnicos, habilidades pessoais e atitudes inovadoras. De outra parte, o resultado da análise das matrizes curriculares detalhadas pelos coordenadores de curso evidencia existirem ies que não contemplam alguns conhecimentos básicos e várias competências requeridas pelo mercado. Além disso, os resultados indicam que as maiores divergências entre ensino e mercado concentram-se em habilidades pessoais e não técnicas.
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