Atenção Farmacêutica: Nem Só de Medicamento Vive uma Farmácia

Stela Cristina Hott Corrêa, Alcielis de Paula Neto, Marlusa Gosling

Resumo


Este caso descreve a trajetória percorrida por uma equipe de professores para implantar uma farmácia universitária. Muitos desafios foram superados nessa empreitada até que, para avançar na abertura do serviço, a equipe teve que conhecer as atitudes, motivações e expectativas do seu público-alvo. Nesse sentido, foram realizados cinco grupos focais. Diante dos resultados da pesquisa, o discente é convidado a tomar o lugar da principal tomadora de decisão para estabelecer o posicionamento da oferta da farmácia e as ações de marketing de serviço necessárias ao seu lançamento. Desse ponto de vista, o caso propõe uma tomada de decisão explícita. No entanto, ele também oportuniza ao discente analisar as condições de uso dos grupos focais, propondo soluções alternativas para os seus pontos passíveis de crítica, e interpretar o empreendimento de acordo com a Lógica Serviço-dominante. Este é um caso real e seu debate objetiva aproximar o aluno das reflexões práticas acerca do Posicionamento, Marketing de Serviço, Grupos Focais e Lógica Serviço-dominante. 


Palavras-chave


Grupos Focais; Marketing de Serviços; Lógica Serviço-Dominante; Posicionamento; Atenção Farmacêutica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1043

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2018 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia