Mapeamento da Produção Científica Brasileira sobre MBAs: Quinze Anos em Análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1096

Palavras-chave:

Lato sensu, Especialização, Educação executiva, Educação gerencial

Resumo

O aumento dos cursos de MBA no Brasil foi acompanhado pela produção de artigos científicos que os estudaram. O presente estudo bibliométrico objetivou identificar, analisar, sistematizar e discutir essa produção, podendo subsidiar discussões que contribuam para o seu avanço, contemplando artigos publicados no país entre 2003 e 2017. Foram identificados e analisados, na íntegra, 21 artigos. Entre os achados, destacam-se: a) estudos majoritariamente de caráter instrumental e investigando alunos; b) duas principais perspectivas de análise nos estudos: 1) aprendizagem dos alunos: evidencia a importância nos MBAs no protagonismo dos alunos, articulação teórico-prática, aprendizagem na ação, experiência prática docente, competências relacionais, compartilhamento de experiências e redes entre colegas; 2) características dos cursos: assinalam predomínio de ensino hierarquizado, metodologias de ensino e avaliação frágeis, currículos generalistas e ortodoxos. Considera-se que o tema requer mais estudos, dada a escassez: de discussões sobre papel ético e a responsabilidade social dos educandos; de pesquisas que contemplem diferenças dos cursos nacionais; e à falta de um continuum nas pesquisas, que desfavorece o desenvolvimento deste campo teórico e empírico.

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Publicado

2018-08-23

Como Citar

Boff, D., Closs, L., Meira Sagaz, S., & Rodrigues, M. B. (2018). Mapeamento da Produção Científica Brasileira sobre MBAs: Quinze Anos em Análise. Administração: Ensino E Pesquisa, 19(3), 469–503. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1096