Mapeamento da Produção Científica Brasileira sobre MBAs: Quinze Anos em Análise

Daiane Boff, Lisiane Closs, Sidimar Meira Sagaz, Maria Beatriz Rodrigues

Resumo


O aumento dos cursos de MBA no Brasil foi acompanhado pela produção de artigos científicos que os estudaram. O presente estudo bibliométrico objetivou identificar, analisar, sistematizar e discutir essa produção, podendo subsidiar discussões que contribuam para o seu avanço, contemplando artigos publicados no país entre 2003 e 2017. Foram identificados e analisados, na íntegra, 21 artigos. Entre os achados, destacam-se: a) estudos majoritariamente de caráter instrumental e investigando alunos; b) duas principais perspectivas de análise nos estudos: 1) aprendizagem dos alunos: evidencia a importância nos MBAs no protagonismo dos alunos, articulação teórico-prática, aprendizagem na ação, experiência prática docente, competências relacionais, compartilhamento de experiências e redes entre colegas; 2) características dos cursos: assinalam predomínio de ensino hierarquizado, metodologias de ensino e avaliação frágeis, currículos generalistas e ortodoxos. Considera-se que o tema requer mais estudos, dada a escassez: de discussões sobre papel ético e a responsabilidade social dos educandos; de pesquisas que contemplem diferenças dos cursos nacionais; e à falta de um continuum nas pesquisas, que desfavorece o desenvolvimento deste campo teórico e empírico.


Palavras-chave


Lato sensu; Especialização; Educação executiva; Educação gerencial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1096

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2018 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia