CEO sob desafio duplo: crise econômica e inovação tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1116Palavras-chave:
Estratégia, Inovação Disruptiva, Ambidestria Organizacional, Caso de Ensino, Tradução e LocalizaçãoResumo
Este caso de ensino tem como questão central os desafios para a sobrevivência da empresa Ccaps Translation and Localization – empresa do segmento de localização de software, que é a adaptação de programas de computador para outros países, idiomas e culturas. O caso foi estruturado para desenvolver o conhecimento de alunos em cursos de graduação ou pós em Administração de Empresas e Engenharia de Produção, em particular nas disciplinas de estratégia e inovação. O caso possibilita que os alunos apreendam os conceitos fundamentais da Teoria da Inovação Disruptiva e da Ambidestria Organizacional. A primeira teoria descreve o impacto e desafios suscitados por inovações como as que ameaçam a sobrevivência da Ccaps e a segunda constitui instrumento estratégico para vislumbrar alternativas viáveis e promissoras para perenizar a empresa. Os alunos devem ser conduzidos pelo professor para a análise crítica dos ambientes competitivos e das capacidades atuais e futuras da Ccaps, explorando o caráter inibidor (problemas e restrições) e habilitador (soluções e “alavancas”).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.