Trabalho, Carreira e Maternidade: Perspectivas e Dilemas de Mulheres Profissionais Contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1119Palavras-chave:
Caso de ensino, Carreira feminina, Maternidade, Tripla jornada, Mulheres contemporâneasResumo
O caso apresenta a trajetória de vida e carreira da executiva Marrie Ometto e traça um panorama sobre as decisões em torno de questões como carreira e maternidade. Nesse caso, Marrie relembra o dilema vivido quando, após o nascimento da filha e, diante de vários conflitos interiores, ficou em dúvida se deveria abandonar a carreira. Os dados foram coletados por intermédio de duas entrevistas livres concedidas por Marrie às autoras. Outros dados que compõem a história foram encontrados não só no livro da protagonista bem como em seu blog. O caso é contado a partir do ponto de vista da personagem e propõe que os alunos analisem as decisões e dilemas enfrentados por mulheres profissionais contemporâneas para a manutenção de suas carreiras, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão a respeito dos desafios enfrentados por elas no que diz respeito à equação carreira, maternidade e qualificação profissional. O caso permite ainda formular as premissas necessárias para responder à seguinte pergunta: Por que o difícil balanço entre a vida pessoal e a carreira profissional encontra-se na raiz da insatisfação manifestada por uma grande parte de mulheres? Os resultados obtidos poderão ser discutidos em sala de aula com diversas pesquisas no campo de gestão de pessoas, os quais apontam que as mulheres se sentem mais felizes ao conseguirem equilibrar carreira e família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.