Aceitar ou Rejeitar? Eis a Questão dos Tipos de Argumentos para a Justificativa de Artigos em Administração

Alessandro Prudêncio Lukosevicius, Jairo de Carvalho Guimarães, Deborah Moraes Zouain

Resumo


A relevância do estudo tem sido reconhecida como principal fator de rejeição ou aceitação de artigos pelos editores de periódicos. Assim, justificar o estudo de maneira clara e persuasiva é um conhecimento preponderante para os pesquisadores. Todavia, apesar da importância, os manuais de pesquisa tratam de forma superficial a apresentação da relevância de uma pesquisa. Desse modo, o objetivo deste artigo é identificar os tipos de argumentos empregados para justificar as pesquisas científicas em Administração. Para obter a resposta, empregou-se pesquisa exploratória implementada por métodos mistos (triangulação concomitante). Como resultado, identificou-se seis tipos de argumentos empregados por artigos na área de Administração: argumentos de autoridade, escassez, contribuição teórica, necessidade, contribuição prática e lacuna.


Palavras-chave


Relevância; Justificação; Triangulação; Classificação Hierárquica Descendente

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DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1222

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Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

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