O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1290Palavras-chave:
jogos de empresas, integração, graduação, pós-graduaçãoResumo
Embora a articulação entre ensino e pesquisa seja um preceito construtivo da universidade brasileira, nota-se um distanciamento entre a graduação com seu foco no ensino e a pós-graduação com seu foco na pesquisa. Considerando a potencialidade que os jogos de empresas apresentam para a formação gerencial, permitindo a prática (sob risco e incerteza controlados) e a pesquisa, dentro dos preceitos do Laboratório de Gestão, há que se considerar o uso dessa proposta metodológica em diferentes níveis educacionais com vistas à integração de graduandos e pós-graduandos. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender o processo de integração entre estudantes de níveis educacionais diferentes por meio dos jogos de empresas. O estudo tem caráter qualitativo, de nível exploratório-descritivo, baseando-se na experiência da disciplina de Gestão Empresarial Simulada em um curso de pós-graduação, em uma instituição federal, na região sul do estado do Rio de Janeiro. Durante a aplicação do jogo de empresas, os estudantes da pós-graduação foram convidados a integrarem-se aos estudantes da graduação matriculados na disciplina de Laboratório de Gestão II, do curso de graduação em Administração. Após a vivência, os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com uma amostra de estudantes e, posteriormente, analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que a integração entre pós-graduação e graduação durante a vivência gerencial, permitiu a manutenção ou melhora da qualidade do aprendizado social no jogo de empresas. Indicam, também, que a articulação entre ensino e pesquisa em níveis de ensino diferentes, por meio dos jogos de empresas, pode contribuir para uma relação mais virtuosa entre graduação e pós-graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.