O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1290Keywords:
jogos de empresas, integração, graduação, pós-graduaçãoAbstract
Embora a articulação entre ensino e pesquisa seja um preceito construtivo da universidade brasileira, nota-se um distanciamento entre a graduação com seu foco no ensino e a pós-graduação com seu foco na pesquisa. Considerando a potencialidade que os jogos de empresas apresentam para a formação gerencial, permitindo a prática (sob risco e incerteza controlados) e a pesquisa, dentro dos preceitos do Laboratório de Gestão, há que se considerar o uso dessa proposta metodológica em diferentes níveis educacionais com vistas à integração de graduandos e pós-graduandos. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender o processo de integração entre estudantes de níveis educacionais diferentes por meio dos jogos de empresas. O estudo tem caráter qualitativo, de nível exploratório-descritivo, baseando-se na experiência da disciplina de Gestão Empresarial Simulada em um curso de pós-graduação, em uma instituição federal, na região sul do estado do Rio de Janeiro. Durante a aplicação do jogo de empresas, os estudantes da pós-graduação foram convidados a integrarem-se aos estudantes da graduação matriculados na disciplina de Laboratório de Gestão II, do curso de graduação em Administração. Após a vivência, os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com uma amostra de estudantes e, posteriormente, analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que a integração entre pós-graduação e graduação durante a vivência gerencial, permitiu a manutenção ou melhora da qualidade do aprendizado social no jogo de empresas. Indicam, também, que a articulação entre ensino e pesquisa em níveis de ensino diferentes, por meio dos jogos de empresas, pode contribuir para uma relação mais virtuosa entre graduação e pós-graduação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.