Definindo Espaços de Educação Criativa no Ensino Superior de Administração através de Mecanismos de Cocriação de Valor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1340

Palavras-chave:

Cocriação de valor, Espaço criativo de educação, Inovação educativa, Universidade, Focus Group

Resumo

A pesquisa objetivou identificar os elementos e forma dos espaços de educação criativa pela ótica dos principais atores envolvidos no âmbito da educação universitária em administração. O estudo se fundamenta em três perspectivas teóricas: cocriação de valor, espaços criativos de educação e inovação educativa. A metodologia utilizada é de natureza exploratória e qualitativa, que realiza um processo de cocriação de valor, utilizando a técnica de Focus Group com uma amostragem intencional de professores, estudantes, servidores e direção em uma universidade brasileira. Os resultados indicam alinhamento com as abordagens de inovação educativa e espaços criativos, no que tange a inovação institucional, especificamente estrutural e didática. O modelo ideal de espaço criativo de educação cocriado pelo grupo mantém semelhança com os espaços de coworking e de estruturas organizacionais de empresas não tradicionais. Verificou-se consenso entre professores e alunos de que as atuais salas de aula utilizadas, na grande maioria das universidades, estão ultrapassadas e é desestimulante para a criatividade, tanto para educadores como para estudantes, devendo ser repensadas, sob pena de serem um dos pontos geradores da evasão escolar. O espaço criativo de educação foi associado a interação, tecnologias, funcionalidades, gamificação e ócio criativo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fumi Chim-Miki, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Doutora em Administração pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.

Áreas de interesse em pesquisa: Coopetição; Competitividade; Empreendedorismo; Redes interorganizacionais; Gestão social; Turismo; Ensino.

Danieli Barbosa Campos, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Bacharel em Administração pela UFCG.

Áreas de interesse em pesquisa: Competitividade; Empreendedorismo; Educação; Inovação.

Lucia Silva Albuquerque de Melo, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Mestre em Contabilidade pela UnB.

Áreas de interesse em pesquisa: Contabilidade Societária; Gestão Social; Ensino e Pesquisa em Contabilidade e Administração.

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Chim-Miki, A. F., Campos, D. B., & Albuquerque de Melo, L. S. (2019). Definindo Espaços de Educação Criativa no Ensino Superior de Administração através de Mecanismos de Cocriação de Valor. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(2), 362–401. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1340

Edição

Seção

Artigos