Definindo Espaços de Educação Criativa no Ensino Superior de Administração através de Mecanismos de Cocriação de Valor

Publicado
2019-05-02
Palavras-chave: Cocriação de valor, Espaço criativo de educação, Inovação educativa, Universidade, Focus Group

Resumo

A pesquisa objetivou identificar os elementos e forma dos espaços de educação criativa pela ótica dos principais atores envolvidos no âmbito da educação universitária em administração. O estudo se fundamenta em três perspectivas teóricas: cocriação de valor, espaços criativos de educação e inovação educativa. A metodologia utilizada é de natureza exploratória e qualitativa, que realiza um processo de cocriação de valor, utilizando a técnica de Focus Group com uma amostragem intencional de professores, estudantes, servidores e direção em uma universidade brasileira. Os resultados indicam alinhamento com as abordagens de inovação educativa e espaços criativos, no que tange a inovação institucional, especificamente estrutural e didática. O modelo ideal de espaço criativo de educação cocriado pelo grupo mantém semelhança com os espaços de coworking e de estruturas organizacionais de empresas não tradicionais. Verificou-se consenso entre professores e alunos de que as atuais salas de aula utilizadas, na grande maioria das universidades, estão ultrapassadas e é desestimulante para a criatividade, tanto para educadores como para estudantes, devendo ser repensadas, sob pena de serem um dos pontos geradores da evasão escolar. O espaço criativo de educação foi associado a interação, tecnologias, funcionalidades, gamificação e ócio criativo. 

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Como Citar
Chim-Miki, A. F., Campos, D. B., & Albuquerque de Melo, L. S. (2019). Definindo Espaços de Educação Criativa no Ensino Superior de Administração através de Mecanismos de Cocriação de Valor. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(2), 362-401. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1340