O DISCURSO E A PRÁTICA DA FORMAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Simone Costa Nunes Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n3.136

Palavras-chave:

pedagogia das competências, cursos de administração, educação superior.

Resumo

Diante da importância assumida pela noção de competências como orientadora das reformas que vêm ocorrendo no âmbito da educação em diversos países, propõe-se um estudo que tem como objetivo mapear os aspectos que caracterizam a Pedagogia das Competências em dois cursos de graduação em Administração. Tal proposta parte do entendimento de que a formação dos estudantes de cursos de graduação baseada na aquisição de competências deve incorporar elementos pedagógicos que possibilitem a efetiva formação de tais competências. Isso significa que os modelos de formação que norteiam os cursos precisam ser submetidos à
revisão crítica apoiando-se na premissa de que a formação deve incorporar, além da aquisição de saberes conceituais, os saberes relacionados ao fazer e ser. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo qualitativo-descritivo que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados, tendo sido entrevistados três coordenadores pedagógicos em duas instituições. Os resultados indicaram que a Pedagogia das Competências não norteava os cursos investigados. Se, de um lado, alguns de seus elementos estavam presentes nos cursos, de outro, isso não significava que houvesse uma orientação sistematizada e articulada, de forma global, entre todos os elementos que compunham o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Simone Costa Nunes, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

Doutora e Mestre em Administração pela UFMG. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino em Administração, Desenvolvimento de Competências, Gestão de Pessoas, Gestão de Terceirizados, Qualidade de Vida no Trabalho

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Publicado

2010-09-30

Como Citar

Nunes, S. C. (2010). O DISCURSO E A PRÁTICA DA FORMAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(3), 395–424. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n3.136

Edição

Seção

Artigos