O DISCURSO E A PRÁTICA DA FORMAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2010-09-30
Palavras-chave: pedagogia das competências, cursos de administração, educação superior.

    Autores

  • Simone Costa Nunes Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

Resumo

Diante da importância assumida pela noção de competências como orientadora das reformas que vêm ocorrendo no âmbito da educação em diversos países, propõe-se um estudo que tem como objetivo mapear os aspectos que caracterizam a Pedagogia das Competências em dois cursos de graduação em Administração. Tal proposta parte do entendimento de que a formação dos estudantes de cursos de graduação baseada na aquisição de competências deve incorporar elementos pedagógicos que possibilitem a efetiva formação de tais competências. Isso significa que os modelos de formação que norteiam os cursos precisam ser submetidos à
revisão crítica apoiando-se na premissa de que a formação deve incorporar, além da aquisição de saberes conceituais, os saberes relacionados ao fazer e ser. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo qualitativo-descritivo que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados, tendo sido entrevistados três coordenadores pedagógicos em duas instituições. Os resultados indicaram que a Pedagogia das Competências não norteava os cursos investigados. Se, de um lado, alguns de seus elementos estavam presentes nos cursos, de outro, isso não significava que houvesse uma orientação sistematizada e articulada, de forma global, entre todos os elementos que compunham o processo de ensino-aprendizagem.

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Como Citar
Nunes, S. C. (2010). O DISCURSO E A PRÁTICA DA FORMAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(3), 395-424. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n3.136