A Ambidestria da Prática Docente de Professores de Administração no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1363

Palavras-chave:

Escolas de Negócio, Ensino em Administração, Ensino Superior, Ambidestria

Resumo

As escolas de negócio e a formação em Administração têm sido objetos de preocupação devida à crítica à sua desconexão com a realidade empresarial e social e a pouca relevância e/ou aplicabilidade prática de seus produtos. Neste contexto, os professores, que usualmente são classificados em acadêmicos ou de mercado por características de sua formação, experiências de trabalho e prática docente são convidados a desenvolver uma ambidestria que equilibre as duas categorias. Este artigo analisa as possibilidades desta ambidestria ideal entre professores de Administração a partir de uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa com resultados analisados por meio de técnicas lexicográficas apoiadas no uso do software Iramuteq. Os resultados apontam um equilíbrio possível de ser alcançado, desde que cumpridos alguns requisitos, implicando transformações no modelo vigente do ensino superior brasileiro em Administração.

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Biografia do Autor

Rafael Fernandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí, Piripiri, PI

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar.

César Ricardo Maia de Vasconcelos, Universidade Potiguar, Natal, RN

Doutor em Administração pela Université Pierre Mendes France.

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Mesquita, R. F. de, & Vasconcelos, C. R. M. de. (2020). A Ambidestria da Prática Docente de Professores de Administração no Ensino Superior. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(1), 1–23. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1363

Edição

Seção

Artigos