FATORES DE ESCOLHA DA CARREIRA DE ADMINISTRAÇÃO E DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Sergio Paulo Muniz de Araujo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP
  • João Maurício Gama Boaventura Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo São Paulo/SP
  • Renato Telles Universidade de São Caetano do Sul,São Caetano do Sul/SP
  • João Paulo Lara de Siqueira Universidade Paulista – Programa de Mestrado em Administração, São Paulo/SP
  • André Ricardo Robic Fundação Armando Álvares Penteado e Instituto Brasileiro de Moda, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n2.141

Palavras-chave:

estratégia, ensino, Administração, motivação

Resumo

O recrudescimento da competição e o crescimento de vagas não ocupadas caracterizam a situação de algumas instituições que oferecem o curso de Administração. Essa condição é agravada pela deficiência de dados sobre condicionantes para a escolha dessa carreira e de uma dada instituição de ensino. O presente trabalho, considerando esse cenário competitivo, se propôs desenvolver uma investigação dirigida ao mapeamento de aspectos associados à seleção de Administração como curso superior e à escolha da instituição de ensino superior como ofertante do serviço, focalizando a pesquisa na região do ABC Paulista. Numa primeira fase, de caráter exploratório, por meio de entrevistas com especialistas, levantaram-se motivos vinculados às escolhas. Seguiu-se uma investigação descritiva, com entrevistas a 1635 estudantes. Empregando-se instrumental multivariado, foram identificados cinco fatores para a opção pelo Curso de Administração: potencialidade, afinidade, continuidade, acessibilidade e familiaridade com a carreira. Para a escolha da instituição, quatro fatores foram levantados: infra-estrutura, imagem, indicação e acessibilidade, oferecendo-se dados efetivos para decisões de operação, de oferta de serviços e de comunicação junto às instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Paulo Muniz de Araujo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo. Escola Superior de Administração e Gestão Santo André/SP. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia

João Maurício Gama Boaventura, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo São Paulo/SP

Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP, Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia e Ensino Superior

Renato Telles, Universidade de São Caetano do Sul,São Caetano do Sul/SP

Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing e Estratégia

João Paulo Lara de Siqueira, Universidade Paulista – Programa de Mestrado em Administração, São Paulo/SP

Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP . Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Rede de Negócios e Ensino Superior

André Ricardo Robic, Fundação Armando Álvares Penteado e Instituto Brasileiro de Moda, São Paulo/SP

Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP . Áreas de interesse em pesquisa: Marketing e Estratégia

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Araujo, S. P. M. de, Boaventura, J. M. G., Telles, R., Siqueira, J. P. L. de, & Robic, A. R. (2010). FATORES DE ESCOLHA DA CARREIRA DE ADMINISTRAÇÃO E DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(2), 163–190. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n2.141

Edição

Seção

Artigos