CHANGE LABORATORY: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Publicado
2011-12-31
Palavras-chave: Teoria da Atividade, Aprendizagem Organizacional, Metodologias Intervencionistas, Laboratório de Mudança.

    Autores

  • Marco Antonio Pereira Querol Universidade de Helsinki, Helsinki
  • José Marçal Jackson Filho Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO – Rio de Janeiro/RJ.
  • Marcio Pascoal Cassandre Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – Apucarana/PR

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar a metodologia chamada Change Laboratory® (em português, Laboratório de Mudança), que se insere na perspectiva das metodologias intervencionistas. Desenvolvida na Finlândia a partir dos anos 1990, baseia-se em referencial teórico e metodológico oriundo da Teoria da Atividade russa. Após a descrição das principais técnicas e métodos, apresenta-se um resumo de intervenções utilizando essa metodologia com a finalidade de caracterizar algumas das dimensões das pesquisas e intervenções conduzidas em diversas atividades e países. Verifica-se que o LM tem sido aplicado em vários países, tanto no setor público quanto no setor privado, em pesquisas em escolas, hospitais, produção agrícola, mídia, telecomunicações entre outras atividades produtivas. Uma possibilidade oferecida por essa metodologia é usar o LM como uma meta-ferramenta para auxiliar os praticantes a analisar e a desenvolver suas atividades baseadas em uma perspectiva histórica e cultural. Sob esta ótica, crises, dilemas e conflitos na atividade não são entendidos apenas em relação ao comportamento dos indivíduos e aos recursos disponíveis, mas em relação a todo um sistema de elementos da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Querol, M. A. P., Jackson Filho, J. M., & Cassandre, M. P. (2011). CHANGE LABORATORY: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(4), 609-640. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.143