CHANGE LABORATORY: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autores

  • Marco Antonio Pereira Querol Universidade de Helsinki, Helsinki
  • José Marçal Jackson Filho Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO – Rio de Janeiro/RJ.
  • Marcio Pascoal Cassandre Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – Apucarana/PR

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.143

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Aprendizagem Organizacional, Metodologias Intervencionistas, Laboratório de Mudança.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar a metodologia chamada Change Laboratory® (em português, Laboratório de Mudança), que se insere na perspectiva das metodologias intervencionistas. Desenvolvida na Finlândia a partir dos anos 1990, baseia-se em referencial teórico e metodológico oriundo da Teoria da Atividade russa. Após a descrição das principais técnicas e métodos, apresenta-se um resumo de intervenções utilizando essa metodologia com a finalidade de caracterizar algumas das dimensões das pesquisas e intervenções conduzidas em diversas atividades e países. Verifica-se que o LM tem sido aplicado em vários países, tanto no setor público quanto no setor privado, em pesquisas em escolas, hospitais, produção agrícola, mídia, telecomunicações entre outras atividades produtivas. Uma possibilidade oferecida por essa metodologia é usar o LM como uma meta-ferramenta para auxiliar os praticantes a analisar e a desenvolver suas atividades baseadas em uma perspectiva histórica e cultural. Sob esta ótica, crises, dilemas e conflitos na atividade não são entendidos apenas em relação ao comportamento dos indivíduos e aos recursos disponíveis, mas em relação a todo um sistema de elementos da atividade.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Pereira Querol, Universidade de Helsinki, Helsinki

Doutor em Educação de Adultos pela Universidade de Helsinki
Áreas de interesse em pesquisa: Inovações, sustentabilidade e aprendizagem organizacional.

José Marçal Jackson Filho, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO – Rio de Janeiro/RJ.

Doutor em Ergonomia pela CNAM/Paris
Áreas de interesse em pesquisa: Saúde e segurança do trabalhador, Análise Ergonômica do Trabalho, políticas públicas e Ação pública.

Marcio Pascoal Cassandre, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – Apucarana/PR

Doutorando em Administração pela Universidade Positivo
Áreas de interesse em pesquisa: Pesquisa em Administração e Administração de Recursos Humanos.

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Publicado

2011-12-31

Como Citar

Querol, M. A. P., Jackson Filho, J. M., & Cassandre, M. P. (2011). CHANGE LABORATORY: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(4), 609–640. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.143

Edição

Seção

Artigos