O USO DA INTERNET EM SURVEYS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.146Palavras-chave:
pesquisas online, web surveys, coleta de dados.Resumo
Este artigo discute o uso da Internet nas pesquisas de levantamento de dados (surveys), tratando das questões que são exclusivas deste meio e daquelas comuns a outros ambientes de pesquisa, mas que apresentam particularidades quando no ambiente online. Inicialmente discutem-se quatro tipos de erros, que costumam estar presentes em surveys – erros de cobertura, amostragem, não resposta e mensuração – e quais as causas e manifestações específicas destes no ambiente online, bem como as formas de se lidar com eles. Em seguida, discute-se o impacto do formato do questionário sobre a qualidade das respostas. Questões éticas como a garantia de confidencialidade e de anonimato são abordadas. Este material poderá ser útil a pesquisadores brasileiros – que poderão tirar proveito das potencialidades do novo meio ao mesmo tempo em que evitam suas “armadilhas” – uma vez que reúne um conjunto de orientações conceituais e práticas para o uso de web surveys que, de outra forma, somente se encontram disponíveis em diversos trabalhos isolados ou em extensos textos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.