O USO DA INTERNET EM SURVEYS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Jorge Manoel Teixeira Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG – Rio de Janeiro.
  • Luís Antônio da Rocha Dib Coppead/Universidade Federal – Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.146

Palavras-chave:

pesquisas online, web surveys, coleta de dados.

Resumo

Este artigo discute o uso da Internet nas pesquisas de levantamento de dados (surveys), tratando das questões que são exclusivas deste meio e daquelas comuns a outros ambientes de pesquisa, mas que apresentam particularidades quando no ambiente online. Inicialmente discutem-se quatro tipos de erros, que costumam estar presentes em surveys – erros de cobertura, amostragem, não resposta e mensuração – e quais as causas e manifestações específicas destes no ambiente online, bem como as formas de se lidar com eles. Em seguida, discute-se o impacto do formato do questionário sobre a qualidade das respostas. Questões éticas como a garantia de confidencialidade e de anonimato são abordadas. Este material poderá ser útil a pesquisadores brasileiros – que poderão tirar proveito das potencialidades do novo meio ao mesmo tempo em que evitam suas “armadilhas” – uma vez que reúne um conjunto de orientações conceituais e práticas para o uso de web surveys que, de outra forma, somente se encontram disponíveis em diversos trabalhos isolados ou em extensos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Manoel Teixeira Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG – Rio de Janeiro.

Doutor em Administração de Empresas pela Coppead/UFRJ
Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia de Empresas e Negócios Internacionais.

Luís Antônio da Rocha Dib, Coppead/Universidade Federal – Rio de Janeiro/RJ

Doutor em Administração de Empresas pela Coppead/UFRJ
Áreas de interesse em pesquisa: Negócios Internacionais e Estratégia de Empresas.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

Carneiro, J. M. T., & Dib, L. A. da R. (2011). O USO DA INTERNET EM SURVEYS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(4), 641–670. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.146

Edição

Seção

Artigos