O USO DA INTERNET EM SURVEYS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Publicado
2011-12-31
Palavras-chave: pesquisas online, web surveys, coleta de dados.

    Autores

  • Jorge Manoel Teixeira Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG – Rio de Janeiro.
  • Luís Antônio da Rocha Dib Coppead/Universidade Federal – Rio de Janeiro/RJ

Resumo

Este artigo discute o uso da Internet nas pesquisas de levantamento de dados (surveys), tratando das questões que são exclusivas deste meio e daquelas comuns a outros ambientes de pesquisa, mas que apresentam particularidades quando no ambiente online. Inicialmente discutem-se quatro tipos de erros, que costumam estar presentes em surveys – erros de cobertura, amostragem, não resposta e mensuração – e quais as causas e manifestações específicas destes no ambiente online, bem como as formas de se lidar com eles. Em seguida, discute-se o impacto do formato do questionário sobre a qualidade das respostas. Questões éticas como a garantia de confidencialidade e de anonimato são abordadas. Este material poderá ser útil a pesquisadores brasileiros – que poderão tirar proveito das potencialidades do novo meio ao mesmo tempo em que evitam suas “armadilhas” – uma vez que reúne um conjunto de orientações conceituais e práticas para o uso de web surveys que, de outra forma, somente se encontram disponíveis em diversos trabalhos isolados ou em extensos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Carneiro, J. M. T., & Dib, L. A. da R. (2011). O USO DA INTERNET EM SURVEYS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(4), 641-670. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.146