Integrando a extensão universitária ao ensino e à pesquisa em Administração: sistematização de experiência junto a indígenas à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1505

Palavras-chave:

extensão universitária, desenvolvimento sustentável, ensino e pesquisa em Administração, agricultura familiar, povos indígenas

Resumo

Este estudo aborda os desafios da integração da pesquisa e ensino, a partir da extensão universitária, como uma estratégia importante para materializar a qualidade da formação acadêmica em Administração em direção aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). A ação de extensão, objeto de estudo, é desenvolvida pelo Departamento de Ciências Administrativas e Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN em colaboração com outros departamentos e campi da mesma instituição. O desenvolvimento da ação se deu na Associação da comunidade indígena dos Mendonça do Amarelão, no município de João Câmara/RN. Objetivou-se, a partir da ação de extensão desenvolvida, compreender como as situações-problemas são formuladas para parceira universidade-sociedade em busca do desenvolvimento sustentável via projetos de pesquisa, e como essas ações retroalimentam o sistema de ensino. A investigação ocorreu por meio da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003) e abordagem qualitativa na análise dos dados. A sistematização dos problemas e necessidades comuns (comunidade-universidade) levou a um tema central sob o qual foi construída a ação: a gestão de circuitos curtos de produção, com ênfase a alcançar a soberania e segurança alimentar e nutricional, promover a agricultura sustentável e assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Percebeu-se que a comunidade é orientada para a valorização, reconhecimento e preservação dos recursos locais, importante à efetivação dos ODS. Neste sentido, além da própria condição dos povos indígenas, como aquelas relacionadas ao território, há entraves locais relacionados à gestão da capacidade produtiva e organização da produção, burocráticos, comerciais e de gênero, que impactam na sua segurança e soberania alimentar e exigiram debate interdisciplinar, com vários campos do saber, e docentes envolvidos com as necessidades atuais da sociedade para alinhá-las ao ambiente de ensino e com questões de investigação na proposição de encaminhamentos necessárias ao desenvolvimento técnico-cientifico e cultural e à formação cidadã do graduando da UFRN, destacando a atividade de extensão como elo integrador entre a pesquisa e o ensino, e possibilitando a construção de uma proposta interdisciplinar unificada que reconhece a educação como uma prática emancipatória e contínua do ser humano.

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Biografia do Autor

Dinara Leslye Macedo Calazans, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Doutora em Administração pela UFRN.

Áreas de interesse em pesquisa: Administração Estratégica, Gestão Social.

Washington José de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Doutor em Educação pela UFC.

Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Social, Políticas Públicas.

Nila Patrícia Freire Pequeno, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Mestre em Nutrição pela UFRN.

Áreas de interesse em pesquisa: Administração, Nutrição.

Fábio Resende Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Doutor em Administração pela UFRN.

Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de políticas sociais, transparência pública e participação social.

Valdi de Lima Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Doutor em Produção Animal pela UFPB.

Áreas de interesse em pesquisa: Nutrição Animal.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Calazans, D. L. M., Souza, W. J. de, Pequeno, N. P. F., Araújo, F. R., & Lima Júnior, V. de. (2019). Integrando a extensão universitária ao ensino e à pesquisa em Administração: sistematização de experiência junto a indígenas à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(3), 563–608. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1505